Suíte Amazônica | Hugo Fortes

Título | Suíte Amazônica

Suíte Amazônica é uma série de trabalhos sobre a floresta amazônica, que venho realizando desde 2018. O trabalho se iniciou a partir de uma estadia de dez dias na floresta amazônica, proporcionada pelo Programa Labverde de Imersão Artística na Amazônia.

Durante a residência produzi o vídeo Amazônia Insomnia, que foi apresentado como uma videoinstalação projetada sobre a cama em que dormi no pequeno casebre onde fiquei hospedado na reserva ecológica. O vídeo contém imagens dos reflexos da mata nas águas, que foram espelhadas e multiplicadas formando uma espécie de caleidoscópio hipnótico. Ao projetá-los sobre a cama coberta de galhos e adornada por um mosquiteiro em tule verde existente no local, as imagens ganharam uma atmosfera onírica, evocando os espíritos da floresta e os ritos da ayahuasca. O vídeo está disponível para visualização em https://youtu.be/YuX55eVoKjo

Ao longo dos dias em que permaneci na Amazônia, captei um grande número de imagens, que vêm sendo trabalhadas tanto para a exposição enquanto fotografia como também enquanto modelo para as pinturas que tenho produzido.

Embora as fotografias tenham sido realizadas em 2018, somente em 2020, em função da pandemia de Covid 19, pude encontrar tempo durante o período de isolamento social para me dedicar a pintar algumas dessas imagens. Por esse motivo, nomeei esta série de “Florestas do Isolamento”, remetendo tanto ao fato de se estar imerso de forma solitária na mata como à própria sensação de estar perdido em si mesmo em meio ao isolamento social.  As pinturas vêm sendo realizadas em acrílica e aquarela sobre papel e evidenciam aspectos expressivos que nem sempre são visíveis nas fotografias que as originaram. Além disso, através das pinturas procuro evocar as sensações multisensoriais de estar imerso no interior da floresta e presenciar uma espécie de caos orquestrado entre o ver e o não ver. Uma parcela destas pinturas já foi exibida na exposição “Florestas do Isolamento”, realizada em 2021 na Escola de Botânica, em São Paulo.

Compõem ainda a “Suíte Amazônica” os três trabalhos gráficos aqui apresentados: “Demarcação”, “Máscara” e “Fogo-fato”. “Demarcação” reúne uma série de fotografias de queimadas da floresta, sobreposta com o sinal de mais em vermelho e apenas uma fotografia da floresta verde, marcada com o sinal de subtração, fazendo alusão à diminuição da floresta pelo desmatamento desenfreado. “Máscara” também utiliza uma foto de queimada que serve como fundo para uma máscara de pintura indígena. “Fogo-fato” apresenta novamente a devastação da floresta, em uma montagem fotográfica que evidencia o rosto de uma indígena entre as labaredas da floresta. O título “Fogo-fato” faz referência os míticos fogos-fátuos, relacionados aos espírtitos, porém aqui a palavra fátuo é substituída por fato, uma vez que o desmatamento vem sendo realizado de fato, e infelizmente de forma deliberada e cada vez mais incentivada pelo governo fascista que tomou conta do Brasil desde 2019. Os trabalhos aqui apresentados buscam ressaltar a importância do bioma amazônico para todas as espécies e proporcionar uma reflexão sobre a destruição que o homem vem impondo ao mundo natural.

 


Ficha Técnica |

1. Amazônia Insomnia. Video disponível em https://youtu.be/YuX55eVoKjo Hugo Fortes. 2019

2. Amazônia Insomnia. Videoinstalação apresentada na residência Labverde na reserva Adolpho Ducke em 2018. Artista: Hugo Fortes. Fotografias de documentação: Bruno Zanardo. (duas fotografias)

3. Florestas do Isolamento. Série de pinturas em acrílica e aquarela sobre papel. Dimensões variadas. 2020-2022. Hugo Fortes ( 5 fotografias)

4. Demarcação. Montagem fotográfica. Hugo Fortes, 2019.

5. Máscara. Montagem fotográfica. Hugo Fortes, 2019.

6. Fogo-fato. Montagem fotográfica. Hugo Fortes, 2019.

 


Artista | Hugo Fortes

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA – USP

hugofortes@usp.br   

 (11) 985807670

 

 

 

FORTES, Hugo. Suíte Amazônica. ClimaCom. Esse lugar, que não e meu? [online],  Campinas,  ano 9, n. 22. maio, 2022. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/hugo-fortes/


SEÇÃO ARTE | ESSE LUGAR, QUE NÃO É MEU? | Ano 9, n. 22, 2022

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES