A arte como possibilidade de enfrentamento ao negacionismo científico | Fabíola Fonseca e Claudia Marinho
Fabíola Fonseca[1]
Claudia Marinho[2]
Ciência, arte e negacionismo
Diante do atual cenário marcado pelo crescente número de apoiadores ao movimento chamado negacionismo científico, que se caracteriza pela negação dos conhecimentos produzido pela ciência, percebemos o tanto que é importante a criação urgente de formas de aproximar a ciência da comunidade não-científica. Isso porque a ciência adentra as tramas sociais e, pelo fato de ter um percurso rigoroso para legitimação do conhecimento, entra nas decisões e nos direcionamentos coletivos.
De acordo com Vilela e Selles (2020), o negacionismo científico se caracteriza por negar conceitos e teorias consensualizadas pela ciência e, embora não seja uma novidade, tem ganhado força com a ascensão do conservadorismo e da ultradireita ao poder. “Tal fenômeno emerge recrudescido com o advento da internet e das redes sociais que agregam e fortalecem grupos identitários e o consumo acrítico da desinformação” (VILELA; SELLES, p. 1725). O que tem acontecido no Brasil é que a defesa da ciência tem encontrado como adversários principais a própria política de governo que se complementa com a disseminação em massa de notícias falsas (fake news) por meio da internet.
Isso também pôde ser visto de forma clara com a pandemia da covid-19 em que a vacinação tem se mostrado como a principal forma de enfrentamento e, ainda assim, há quem se negue a tomar. Nos últimos meses, notou-se o aumento das taxas de contaminação do vírus principalmente em indivíduos não-vacinados, o que coloca em risco mesmo os vacinados já que vírus possuem altas taxas de mutabilidade. Outros exemplos disso: o movimento terraplanista que ignora os eixos da Terra já validados por experimentações científicas e/ou por imagens de satélite e afirmam que a Terra seja plana; a tentativa de ignorar as imagens de satélite das queimadas na região da floresta Amazônica para mensurar a perda de vegetação; o desprezo pelas coleções científicas e acervos que foram perdidas no incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Como combater as queimadas na Amazônia se as imagens de satélites produzidas pela ciência não são levadas em conta? Como destinar verbas para a recuperação, e sobretudo a manutenção de museus, se não se valoriza um museu como lugar de pesquisa e conservação?
( Leia o artigo completo em PDF).
Recebido em: 20/11/2021
Aceito em: 10/12/2021
[1] Pós-doutoranda no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Email: fabiologa@gmail.com
[2] Professora na Universidade Federal do Ceará. Email: claudiamarinho@gmail.com
A arte como possibilidade de enfrentamento ao negacionismo científico
RESUMO: Negacionismo científico é um movimento que tem ganhado força nos últimos anos, sobretudo com a ascensão da extrema direita ao poder. Este movimento mostra-se como perigoso diante da forma como exclui a necessidade de balizar as decisões coletivas alicerçadas em parâmetros científicos. Diante disso, procuramos ações afirmativas para o enfrentamento desse movimento, cientes que a ciência, assim como a arte é também uma atividade de criação e que o ato de divulgar e comunicá-la deve articular-se à cultura, arte, entre outros. Apresentamos aqui experimentações que fizemos ao criar o livro de artista Escala cromática para moscas e seres afins, que nasceu de uma residência artística em um laboratório de genética, e que tem uma narrativa poética que atravessa a ciência com a poesia de Manuel de Barros.
PALAVRAS-CHAVE: Ciência. Arte. Bioarte. Filosofia da diferença.
Art as possibility to face the scientific denial
ABSTRACT: Scientific denial is a moviment that has became strong in recent years, especially with the rise of the far right to power. This moviment shows to be dangerous facing the way that excludes the necessity to guide the collective decisions based on scientific parameters. In this context, we seek affirmative actions to face this moviment, awareness that science, as well as art, i salso activity of creatina and that the act of disseminating and communicating it must be linked to culture, art, among others. Here we presente the experimentes we made when creating the artist’s book Escala cromática para moscas e seres afins, which was born from na artistic residency into a genetics laboratory, and which has a poetic narrative tha crosses Science with the poetry of Manuel de Barros.
KEYWORDS: Science. Art. Bioart. Philosophy of difference.
FONSECA, Fabíola; MARINHO, Claudia. A arte como possibilidade de enfrentamento ao negacionismo científico. ClimaCom – Diante dos Negacionismos [Online], Campinas, ano 8, n. 21, abril. 2021. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-arte-como-possibilidade-de-enfrentamento/