Este é nosso corpo, a terra. A ideia de envolvimento, para além da noção branca de desenvolvimento, entende os Avá Guarani/Ñandeva como uma sociedade em relação de simetria com a sociedade que a circunda. São sociedades que existem em simetria, mas não necessariamente em harmonia: ao produzir suas
realidades, tecem caminhos contrários. São visões de mundo simétricas e tensionadas, que nos conduzem a ouvir e construir juntos um discurso sobre a cosmologia capitalista e desenvolvimentista produzida pela sociedade moderna, a invenção branca do desenvolvimento.
O envolvimento, como proposto pelos Avá Guarani/Ñandeva, é uma forma/conteúdo de radical sofisticação para além do fim do mundo de humanos e não-humanos, que questiona a hegemonia da invenção branca como mais um mito fundador. Como todo mito, este também pode ser visto com outros olhos e redimensionado – aqui, na imagem do sempre visto e esperado fim do mundo.
O livro Este é nosso corpo, a terra: caminhos e palavras Avá Guarani/Ñandeva de Porto Lindo (Jakarey) Yvy Katupara além do fim do mundo, de Yan Leite Chaparro e Josemar de Campos Maciel, está em processo de publicação através de financiamento coletivo pela Editora Monstro dos Mares.
Yan Leite Chaparro é pesquisador, formado em psicologia, mestre e doutor em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. Trabalha com os Avá Guarani/Ñandeva e os Kai-owá/Pai`Tavyterã desde 2010.
Josemar de Campos Maciel é professor de filosofia e líder do grupo de pesquisa “Estudos Críticos do Desenvolvimento” (CNPQ). É doutor em psicologia e pós-doutor em Estudos Culturais na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Você pode contribuir com o lançamento deste livro em: https://www.catarse.me/nossocorpoaterra.