CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES: Dossiê “Esse lugar, que não é meu?”

Editores: Fabíola Fonseca (Universidade federal do Ceará/ bolsista Funcap), Adriana Assumpção (Universidade Estácio de Sá e Faculdade Unyleya) e Antonio Carlos Amorim (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp).

Os artigos, ensaios, resenhas e produções artísticas e culturais devem ser adequados às normas para publicação e enviados à Comissão Editorial até o dia 30 de março de 2022 por meio eletrônico para climacom@unicamp.br. O dossiê será publicado a partir de abril de 2022.

Leia a proposta do dossiê e conheça as normas de publicação da ClimaCom.

 

 

Imagem | Cenários especulativos: fazendo do território uma mesa de trabalho

Oficina | Corrd. Susana Dias, Fernanda Pestana e Sebastian Wiedemann

“Esse lugar, que não é meu?”

A urgência das mudanças climáticas tem produzido necessidades que não nos deixam outras possibilidades a não ser re-imaginar as formas como nossas relações têm sido agenciadas. O aumento dos desastres naturais e eventos extremos, como inundações, secas, fortes ondas de calor, tem trazido implicações sobretudo para as populações mais vulneráveis. Como consequência, estamos vendo o aumento das desigualdades sociais, da pobreza, a escassez de água potável, a falta de acesso aos recursos naturais e a de um movimento migratório de pessoas que têm sido chamadas de refugiados climáticos.

Aos refugiados climáticos, deslocar já não é mais uma escolha e, sim, uma imposição; a busca por um lugar que parece nunca ser de permanência; sair quando se desejava ficar, permanecer, continuar, sobreviver. Deslocam-se junto com esses trânsitos; suas subjetividades, suas tradições e suas formas de estar no mundo ganham novos contornos nos quais a sobrevivência se conecta ao verbo abandonar em diferentes circunstâncias. Encarando essa movente paisagem que as mudanças climáticas têm agenciado, emerge a necessidade de criar outras formas de ler e enfrentar tais conflitos.

Aos olhos do outro, esse refugiado é aquele que não possui raízes no grupo social e não pertence ao lugar, mas veio e ficou; não está de passagem apenas, como nos diz Simmel. O fotógrafo Peter Caton fez registros dos moradores de Surdabans na Índia que sofrem com as constantes inundações causadas pelas consequências das mudanças climáticas. Seus medos e anseios das águas contaminadas, da falta de possibilidade de produção de alimentos, do sumiço dos peixes porque a água tornou-se salobra, da sobrevivência de suas famílias que passam a depender de doações. Em um cenário permeado de incertezas, os refugiados climáticos aparecem como a intrusão de Gaia, como  Isabelle Stengers nomeia. A filósofa coloca em relevo, sobretudo, a forma como nossas relações têm sido agenciadas diante dessa intrusão. Nos conjugamos a ela e também à Donna Haraway quando questiona nossas existências em um mundo cada vez com mais refugiados e menos refúgios.

Nosso convite é para reativar sentidos que possam nos ajudar a criar outras formas de estar no mundo, fazendo com ele um lugar comum de vidas. Nesse sentido, trazemos para este dossiê uma proposta de pensar com essa paisagem movediça  em que nos encontramos com refugiados climáticos. Encorajamos, portanto, a submissão de artigos, resenhas, ensaios, produções artísticas e culturais que nos ajudem ao encontro desses desdobramentos que reativem outras possibilidades.

Editoras | Fabíola Fonseca, Adriana Assumpção e AC Amorim

 

ClimaCom – NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO

SEÇÃO PESQUISA

SUBMISSÃO DE ARTIGOS, ENSAIOS E RESENHAS

A Revista ClimaCom recebe artigos, ensaios e resenhas originais para publicação nos Dossiês para os quais faz chamadas temáticas, e também recebe artigos, ensaios e resenhas originais em fluxo contínuo.

As contribuições são avaliadas pela Comissão Editorial e por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da Revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.

Os originais submetidos à Revista não podem estar em processo de avaliação simultânea em outra publicação e devem ser inéditos no Brasil, cabendo ao Conselho Editorial avaliar a conveniência de publicar ou não trabalhos já divulgados em outros idiomas por revistas e órgãos editoriais de outros países.

Cabe à Comissão Editorial uma análise preliminar dos originais recebidos, a fim de verificar a conformidade com as linhas editoriais e as normas da Revista, podendo recusá-los ou encaminhá-los, caso aprovados, para processo de avaliação com vistas à sua publicação ou não. Poemas e outras modalidades de produção artístico-literária e iconográfica são também publicados, mas unicamente mediante convite da Comissão Editorial.

É condição para a publicação dos materiais a adequação à linha editorial da revista, o cumprimento das normas e a revisão prévia.

Instruções aos colaboradores:

Apreciação pela Comissão Executiva Editorial

Os trabalhos serão, primeiramente, apreciados pela Comissão Editorial Executiva, que solicitará pareceres aos Consultores ad hoc, que permanecerão anônimos. Os artigos serão encaminhados aos consultores sem identificação. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.

Quando forem indicadas modificações substanciais, o autor será notificado e poderá realizá-las, devolvendo o trabalho reformulado dentro do prazo estabelecido pela Comissão. Antes da publicação dos trabalhos, os pareceres serão enviados aos autores. Caso os autores não levem em consideração os apontamentos e sugestões de correção contidas nos pareceres, o texto não será publicado.

A decisão final acerca da publicação ou não do trabalho caberá sempre a Comissão Editorial Executiva.

ARTIGOS

Serão aceitos artigos inéditos em português, espanhol e inglês com o mínimo de 5 páginas (para as áreas de exatas e biológicas) e 10 páginas (área de humanas) e o máximo de 30 páginas, excluindo as referências finais.

ENSAIOS

Serão aceitos ensaios inéditos em português, espanhol e inglês entre 5 e 15 páginas, excluindo as referências finais. Os ensaios caracterizam-se pela maior liberdade formal na exposição do tema de interesse do autor e de seus argumentos. Seu caráter é o de um exercício do pensamento, mas não desprovido de rigor.

RESENHAS

Serão aceitas resenhas de livros indicados pela Comissão Editorial Executiva em português e espanhol de até 8 páginas, incluindo as referências finais.

FORMATAÇÃO PARA ARTIGOS, ENSAIOS E RESENHAS

Os artigos, ensaios e resenhas deverão obedecer estritamente à formatação apresentada nos respectivos templates (margens, tamanho da folha, espaçamentos, tamanho de fonte, estilos etc.), que trazem também exemplos das normas para citação e referenciação. Os casos não exemplificados deverão ser consultados nos documentos da ABNT linkados abaixo.

Template para artigo ClimaCom

Template para ensaio ClimaCom

Template para resenha crítica de livro ClimaCom

Template para resenha crítica de filme ClimaCom

1) Serão aceitos arquivos somente nos formatos Microsoft Word 97-2003 ou versão superior, Oppen Ofice e RTF.
2) As citações deverão seguir a NBR 10520 – 2002;
3) As referências deverão seguir a NBR 6023 – 2002
4) Para o uso de Figuras ver tópico 5.9 da NBR 14724 – 2011
5) Para os artigos, havendo o uso de Quadro e Tabela devem deve ser consultadas as Normas IBGE completo, ou Normas IBGE simplificado.
6) As únicas expressões latinas que poderão ser usadas no corpo do texto e nas notas ao final, quando necessário, é apud e a abreviatura et al.

Observação: A avaliação dos pareceristas ad hoc será anônima. Por isso, solicitamos que os autores enviem, também, uma versão do trabalho sem identificação de autoria para apreciação dos pareceristas.

SEÇÃO ARTE

SUBMISSÃO DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS

Esta seção atua como um espaço expositivo da revista, no qual podem ser publicadas produções artísticas e culturais nas mais diversas modalidades (vídeo, áudio, fotografia, escrita, pintura, desenho, etc.) que possam multiplicar pensamentos em torno das mudanças climáticas na relação com o tema proposto por cada edição da revista.  Também podem ser submetidos registros de produções (instalações, oficinas, exposições, intervenções, etc.), em formato digital para publicação.

A comissão julgadora das produções artísticas e culturais é composta pelo Conselho Editorial e avaliará as submissões com base nas seguintes normas:

1) A Revista ClimaCom é uma publicação eletrônica, por isso TODAS as produções submetidas devem ser convertidas em formato digital (áudio, vídeo ou imagem).

2) As produções devem vir acompanhadas de arquivo PDF, contendo:

  • dados do(s) autor(es) (nome, instituição, e-mail, telefone);

  • título da produção;

  • resumo de no máximo 500 palavras;

  • no caso das produções audiovisuais, deve conter ainda o link em que o arquivo se encontra disponível para avaliação;

  • o FICHA TÉCNICA da produção no arquivo PDF, com as seguintes informações, quando for pertinente ao trabalho: título da obra, autor, diretor, roteirista, editor, coordenador, técnica, fotógrafo/câmera, música original, financiamento, projeto, país de produção, ano de produção.

3) As produções audiovisuais serão analisadas através de endereço eletrônico gerado pelo youtube ou vimeo, e, no caso das produções aceitas para publicação, o arquivo deve ser encaminhado via CD/DVD para o endereço da revista.

4) As produções submetidas em imagem digital devem possuir resolução mínima de 72 dpi, e com 1024 pixels no maior lado da imagem, nos formatos JPEG, GIF ou PNG.

5) O(s) autor(es) poderão submeter até 1 série de imagens, é aconselhado que cada série seja composta de até 10 imagens (se necessário a equipe da revista poderá efetuar alterações na qualidade e tamanho das imagens, para melhor adequação aos parâmetros da revista, após consultar os autores).

6) Caso seja necessário, um representante da revista entrará em contato com os responsáveis pelas obras selecionadas, por e-mail ou telefone, solicitando o envio de cópias autenticadas dos documentos exigidos por lei, tais como licença ou cessão de direitos autorais, autorização das pessoas filmadas para exibição de sua voz e imagem, autorização para uso de fonograma, músicas, obras audiovisuais, fotográficas ou de outros direitos autorais que sejam relacionados com o vídeo inscrito.

7) O produtor é responsável pela utilização de imagens ou músicas de terceiros em seus trabalhos. Todos e quaisquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o realizador do trabalho inscrito.

8) As submissões serão realizadas através do e-mail: <climacom@unicamp.br>. O(s) autor(es) deve(m) encaminhar no e-mail o arquivo PDF com os dados, título, link, resumo e ficha técnica da produção, junto às imagens que compõem a série.

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