Provocações gambiológicas para um mundo em crise | Camila C. Penados e Eloisa Alves de Sousa


 

Camila C. Penados[1]

Eloisa Alves de Sousa[2]

 

“A imaginação como um instrumento de conhecimento

criador não menos rigoroso que o fornecido pela ciência’’ (Grippo, 2016, p. 25)

 

A experiência humana no mundo é perpassada pela convivência, espontânea ou não, somos 7,7 bilhões de pessoas compartilhando, ocupando e transformando a mesma superfície terrestre seja presencial ou virtualmente. Esta mesma superfície que nos abriga, não por acaso, e consequentemente, também é palco de uma profunda e complexa crise socioambiental caracterizada por mudanças climáticas, crises humanitárias e perda de biodiversidade (Steffen et al., 2011). Neste século, estas consequências socioambientais promovidas pelas engrenagens de sistemas econômicos, políticos e de exploração, comoditização e colonização de vidas assumem uma nova proporção de impacto. Enquanto os necrossistemas que provocam a alteração e a degradação ambiental seguem voltados para a privatização de benefícios e socialização de prejuízos em muitas escalas, a coexistência cotidiana das pessoas com as problemáticas ambientais emerge como algo imposto, uma adversidade a ser superada para a sobrevivência e até mesmo ato de resiliência no meio do caos socioambiental.

 

São diversas as problemáticas ambientais que caracterizam a “crise ambiental” atual. Além disso, esta “crise”, nos apresenta dimensões que estão além da questão da natureza em si.  As problemáticas ambientais envolvem dimensões complexas e muitas vezes abstratas, mas que na realidade tomam corpo em problemas concretos e recorrentes, tais como estiagens severas, falta de alimento, falta de água, falta de gás, de terra, de dinheiro, de casa, de equidade, o aumento de doenças respiratórias, dentre outras.

 

(Leia o artigo completo em PDF).

 

Recebido em: 20/03/2021

Aceito em: 15/04/2021

 

[1] Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: camomilacp@riseup.net

[2] Mestranda na Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pós-Graduação em Ecologia. E-mail: eloisa0494@gmail.com

Provocações gambiológicas para um mundo em crise

 

RESUMO: A crise ambiental contemporânea é influenciada por diversos aspectos que se entrelaçam, desde econômicos, políticos, sociais, naturais e culturais. Apesar destas dimensões parecerem abstratas, as consequências e efeitos dos desequilíbrios ecológicos já podem ser percebidos no planeta em problemas concretos, como estiagens prolongadas ou chuvas torrenciais. No entanto, há abismos entre a riqueza e a pobreza do mundo e como estes efeitos e os seus problemas são sentidos e vivenciados por ambas as partes. Frente a problemas cotidianos e recorrentes é comum aparecer a arte da gambiarra; isto é, improvisar algum jeito de lidar provisoriamente com uma situação ou objeto que parece sem conserto. Buscando horizontes mais coletivos, populares e criativos, articulamos a arte das gambiarras com a experiência das tecnologias sociais e suas potencialidades. Apostamos que a gambiarra tem possibilidade de ser um disparador para falar de Educação Ambiental de forma crítica, porém tirando um pouco da angústia e individualização na problematização da degradação ambiental. Estas reflexões foram provocadas a partir da experiência de elaboração de gambiarras tecnológicas em sala de aula durante o Estágio Supervisionado de Ensino de Biologia pensando solucionar algum problema ambiental atual articulando a abordagem da Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente, ensino de Ciências e Arte.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. CTSA. Gambiarras Tecnológicas.

 


Gambiologic provocations for a world in crisis

 

ABSTRACT: The contemporary environmental crisis is influenced by different, yet related, economical, political, social and cultural aspects. Despite the abstraction of these conditions and their relationship, the consequences of the ecological disruption appear in concrete problems in our world, such as extended drought periods or torrential rains. However, there are enormous gaps between the wealthy and poor in the world and how the climate change consequences are experienced by both. It is common to find the art of gambiarras (or quick-fixes) when facing day-to-day problems. In other words, when something seems broken or a situation gets unsteady, you only improvise a solution within the circumstances.  By looking for more popular, collective and creative horizonts, we linked the art of gambiarras to the experiences with social technologies and their possibilities. We hold the gambiarras as a prompt to think and discuss Environmental Education in a critical way, yet taking off some of the anguish and individualization in the environmental deterioration debate. These reflections derived from an experience of making technological gambiarras in the classroom during the supervised internship in Biology teaching. The exercise was try to think a solution for a current environmental problem by relating the CTSA approach, Sciences Education and Art.

 

KEYWORDS: Environmental Education. CTSA. Technological gambiarra.

 


PENADOS, Camila C.; SOUSA, Eloisa Alves de,. Provocações gambiológicas para um mundo em crise. ClimaCom – Coexistências e cocriações [Online], Campinas, ano 8, n. 20,  abril.2021. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/provocacoes-gambiologicas/