Paulo Nobre – Climatologista (Série EntreVidas)

Paulo Nobre – Climatologista 


O que podem os artefatos de divulgação científica quando se propõem a conjugar linhas distintas? Linhas de artes e ciências, linhas do imprevisível e do controle, de ficção e realidade, linhas da composição fotográfica de Marmetria de Fernanda Pestana e da modelagem computacional de Paulo Nobre. Talvez possam afirmar o ato de entrevistar como invenção de entrelinhas. Invenção que se faz pela criação de sobreposições variáveis, conexões anômalas, tramas heterogêneas e não lineares. Pela resistência às fusões e totalizações, pela tessitura movente de entradas e saídas múltiplas. O grupo multiTÃO, responsável pela entrevista e criação deste vídeo, se interessa pelos modos como as linhas afetam umas às outras. O interesse pelos afetos é um interesse pela vida. Como diz Paulo Nobre, “a vida como um mistério que não pode ser encapsulado num conhecimento já dado, totalizante, completo e previsível”. Por isso o grupo insiste em interrogar: o que acontece com a divulgação científica quando o que a move é a vida? A vida como conjugação de linhas de força que impedem o pensamento codificado, fechado, determinado e que nos convida não a reagir, mas a inventar modos de agir diante de um turbilhão de modelos móveis e provisórios, imperfeitos, incertos e frágeis.


A equipe da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas realizou um vídeo-entrevista com o climatologista Paulo Nobre, coordenador geral da Rede CLIMA, na sede do INPE – Cachoeira Paulista, no dia 28 de novembro de 2014. Conduzida por Carolina Cantarino e Daniela Klebis, com a direção de Susana Dias, captação e roteiro de Susana Dias e Cristiane Delfina, e montagem de Cristiane Delfina, a produção foi composta com a obra Marmetria, de Fernanda Pestana.


Este vídeo integra a Série EntreVidas – experimentações do grupo multiTÃO

Série de entrevistas em que o grupo multiTÃO experimenta o gesto de dar imagens, sons e sensações aos dizeres de cientistas das mais diversas áreas. Gesto que pensamos pela invenção de bons encontros entre artes e ciências, entre procedimentos, materiais e forças distintas. Encontros que levem os artefatos de divulgação científica a inventar escapes desde dentro das gramáticas dominantes. Desejos de afirmar a divulgação pela proliferação de conexões entre heterogêneos, invenção de novos campos sensíveis, busca intensa por novos funcionamentos de imagens, palavras e sons, disponibilidade para disjunções inclusivas, abertura de espaçamentos criativos e exposição aos descontroles do tempo, aos jogos não dados.

 

Projetos: Mudanças climáticas em experimentos interativos: comunicação e cultura científica (CNPq No. 458257/2013-3); Sub-projeto “Sub-rede Divulgação científica” da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (convênio FINEP/ Rede CLIMA 01.13.0353-00).

Ficha Técnica:

Entrevista
Carolina Cantarino
Daniela Klebis

Direção
Susana Dias

Imagens
Obra Marmetria, de Fernanda Pestana

Roteiro e Captação
Susana Dias
Cristiane Delfina

Montagem
Cristiane Delfina

Realização

Projeto “Mudanças climáticas em experimentos interativos de comunicação e cultura científica” (Processo No. 458257/2013-3)

Projeto “A dimensão humana das mudanças climáticas em experimentações interativas” (Faepex-Unicamp)

Sub-rede de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas

Rede CLIMA

Inpe

Faepex

Labjor — Unicamp

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — CNPq

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação