Epístola sobre liberdade em tempos de BNCC e Reforma do Ensino Médio | Diego Miranda da Silva, Franklin Kaic Dutra-Pereira e Saimonton Tinôco | ClimaCom


Epístola sobre liberdade em tempos de BNCC e Reforma do Ensino Médio | Diego Miranda da Silva, Franklin Kaic Dutra-Pereira e Saimonton Tinôco


Diego Miranda da Silva[1]

Franklin Kaic Dutra-Pereira[2]

Saimonton Tinôco[3]

 

Caras(os) educadoras e educadores do Ateliê de Pesquisas Inventivas,

Escrevemos para vocês uma carta que gostaríamos que também fosse lida por outras(os) docentes de nosso país. Após discutirmos juntos o texto “#BNCC: carta aberta sobre políticas educacionais e e-narrativas no Twitter”, em nossa segunda reunião deste ano, nos sentimos mobilizados a falar sobre um tema que consideramos de fundamental importância, em tempos de modos únicos de vida, ciência e educação: a liberdade. Na beleza da palavra, precisamos anunciar o que é liberdade, em contraponto aos princípios defendidos pela Base Nacional Comum Curricular – a BNCC – e pelo Novo Ensino Médio.

A liberdade é um princípio que transcende as discussões filosóficas e históricas na Educação. Em tempos nos quais o mundo passa por um contexto de tantas inverdades, quando as injustiças se fortalecem, as desigualdades gritam, os preconceitos e as discriminações assombram, precisamos repensar o que faz sentido, sobretudo enquanto civilidade e processo educativo. É inegável que existem muitas outras questões que nos incomodam e que são comuns a quaisquer pessoas preocupadas com os rumos da vida. Mas, nesse momento, nos atrevemos a escrever sobre liberdade, inspirados nas ideias do mestre Paulo Freire, na esperança de problematizarmos alguns princípios defendidos nas atuais reformas educacionais do Brasil, que repercutem diretamente no Ensino de Ciências.

(Leia o ensaio completo em PDF)

 

Recebido em: 25/04/2023

Aceito em: 15/05/2023

 

[1] Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Membro do Ateliê de Pesquisas Inventivas. E-mail: diegomirandaufpb@gmail.com

[2] Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor da Licenciatura em Química da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Líder do Ateliê de Pesquisas Inventivas. E-mail: franklinkaic@gmail.com

[3] Doutor em Educação Especial. Professor das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Líder do Ateliê de Pesquisas Inventivas. E-mail: saimonton.tinoco@academico.ufpb.br

 

 

 

Epístola sobre liberdade em tempos de BNCC e Reforma do Ensino Médio

 

RESUMO:  Por que não escrevermos uma carta? Elas são um meio de expressarmos nossos pensamentos e emoções, de forma mais profunda e pessoal, em tempos de comunicações instantâneas e digitais. Não tão distante, as cartas significavam a conexão mais comum entre as pessoas e isso não era diferente no meio científico. Assim, inspirados em Paulo Freire e pelo texto “#BNCC: carta aberta sobre políticas educacionais e e-narrativas no Twitter”, nasceu essa tentativa de escrevermos um ensaio epistolar. Como centro de tal discussão trouxemos a liberdade como princípio fundamental na educação, que deve ser entendido como um processo de libertação das opressões sustentadas em tempos de BNCC e de um Novo Ensino Médio. 

PALAVRAS-CHAVE: Cartas pedagógicas. BNCC. Novo Ensino Médio. Liberdade. Paulo Freire.

 

Letter on freedom in era of BNCC and High School Reform

 

ABSTRACT: Why not write a letter? They are a means of expressing our thoughts and emotions, in a deeper and more personal way, in times of instantaneous and digital communication. Not so far away, letters meant the most common connection between people, and this was no different in the scientific world. Thus, inspired by Paulo Freire and by the text “#BNCC: open letter on educational policies and e-narratives on Twitter”, this attempt to write an epistolary essay was born. As the center of such discussion, we brought freedom as a fundamental principle in education, which must be understood as a process of liberation from oppressions sustained in times of BNCC and a New High School.

KEYWORDS: Pedagogical letters. BNCC. New High School. Freedom. Paulo Freire.

 


SILVA, Diego; DUTRA-PEREIRA, Franklin; TINÔCO, Saimonton. Epístola sobre liberdade em tempos de BNCC e Reforma do Ensino Médio. ClimaCom – Ciência. Vida. Educação. [online], Campinas, ano 10, n. 24., maio. 2023. Available from:https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/epistola/