Duro Desejo de Durar | Maria Alice Bozzola Grou

Título | Duro Desejo de Durar

A exposição “ Duro Desejo de Durar “ apresenta de forma inédita um conjunto de quase setenta obras, produzidas desde o início de minha atividade como artista visual, no ano de 2004, quando já havia encerrado minha carreira acadêmica junto ao Instituto de Matemática da Unicamp. A série que dá nome a essa mostra está combinada com outros seis trabalhos fotográficos. Utilizo técnicas variadas – além de fotografias, instalações, colagens, bordados, intervenções com sementes e galhos secos recuperados. A curadora dessa exposição, Fabiana Bruno, realizou em uma das paredes um grande atlas, criando aproximações e novas relações entre obras de várias séries produzidas anteriormente com trabalhos recentes. Nas suas palavras “Os seres vegetais, protagonistas dessa exposição, habitam lugares como o espaço sideral ou as profundezas arqueológicas da terra. Duro Desejo de Durar é um convite a revisar o que pensamos já conhecer”. Meu trabalho mais recente que motivou a realização dessa mostra foi desenvolvido durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, quando motivada pela leitura dos textos “A Grande Virada “e “ Metamorfoses “de Emanuele Coccia, tomei a decisão de iniciar, durante as minhas caminhadas, uma coleta de sementes e fotografá-las. Assumi, como cita Coccia, o paradigma da semente e do grão como paradigma da vida vegetal. Tomei consciência nesse momento de quanto as sementes sempre me encantaram e de como elas já estavam presentes no meu trabalho. Montei então um pequeno gabinete de sementes no meu ateliê. Além de fotografá-las, motivada por pesquisas em livros e atlas de botânica, iniciei um processo que até agora resultou em algumas séries:

– Pequeno Gabinete de Sementes: 5 gavetinhas, uma mesa expositiva e uma instalação de chão onde está exposta parte da minha coleção;
– Errantes: colagens de fotos de sementes recortadas em imagem do espaço sideral;
– Constelações: montagem de conjuntos de fotos de sementes;
– Células Vegetais: bordados de células de plantas com sementes;
– Anatomia Vegetal: desenhos de detalhes de cortes transversais de caules de plantas com sementes;
– Fósseis: sementes naturais ou parte delas enquadradas;
– Jequitibá: 8 colagens com fotografias P&B tiradas do jequitibá rosa localizado no Parque Estadual Vassununga, com grafismo.

Semente é força, é potência, é tudo que se lança à terra para germinar. É preciso ser capaz de perceber, de apreender o valor e importância desses seres evanescentes, sempre em vias de desaparecer.

 


| FICHA TÉCNICA |

Nome Artístico | Alice Grou

Título | Duro Desejo de Durar

Ano de produção | 2022

Curadora | Fabiana Bruno

Instituição | Artista Visual Independente

magrou@uol.com.br

(19) 99717-4212


GROU, Maria Alice Bozzola. Duro desejo de durar. ClimaCom – Políticas Vegetais [online], Campinas, ano 9, n. 23. maio 2022. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/duro-desejo/


 

SEÇÃO ARTE | POLÍTICAS VEGETAIS | Ano 9, n. 23, 2022

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES