Claudia Tavares | Redes para aranhas, folhas, insetos e afins
TÃtulo | Redes para aranhas, folhas, insetos e afins
Historicamente entendemos a natureza como uma fonte infinita de recursos a serem explorados. Estamos sempre coletando, recolhendo, retirando matérias da natureza. A floresta amazônica, onde esse trabalho foi realizado, é um território em constante alerta de ações de desmatamento e devastação em virtude de uma desenfreada ação de exploração de seus recursos. Com esse pensamento em mente, decidi que poderia, poeticamente, alterar esse processo e, em vez de retirar coisas da floresta, tentar dar algo para a floresta, presenteá-la com uma ação artÃstica.
Enquanto eu caminhava pela mata, vi algumas redes armadas por cientistas pesquisadores para coletar folhas que caem das árvores e assim estudar seu ciclo de crescimento. Vi também uma engenhosa teia de aranha, tecida coletivamente por várias aranhas, em torno de grandes folhas de árvores que também coletavam outras folhas e alguns insetos. Percebi a ciência trabalhando de acordo com a natureza. Pensei então que a arte poderia atuar como a ciência e como a natureza, e decidi tecer algumas redes entre troncos de árvores, trançando-as com fios de algodão branco, com a intenção de que também poderiam coletar insetos, aranhas, água, umidade, folhas, flores e tudo o mais que caÃsse sobre elas. Eu queria oferecer um gesto artÃstico e deixar a natureza decidir o que fazer com ele. Ao invés de explorar, doar. E mais do que isso, queria compartilhar a autoria, queria trabalhar com a natureza e deixá-la agir como sujeito, deslocando-a do lugar de objeto para o lugar de agente.
FICHA TÉCNICA
Artista: Claudia Tavares
PaÃs: Brasil
Ano: 2018
Claudia Tavares
Doutora pela UERJ
E-mail: claudia@claudiatavares.com
Telefone: (21) 99301-5958
TAVARES, Claudia. Redes para aranhas, folhas, insetos e afins. ClimaCom – Povos ouvir – a coragem da vergonha [online], Campinas, ano 6, n. 16. Dez. 2019 . Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/claudia-tavare…nsetos-e-afins/
SEÇÃO ARTE | POVOS OUVIR – A CORAGEM DA VERGONHA | Ano 6, n. 16, 2019
ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES