Baratas | Tiago Amaral Sales


Tiago Amaral Sales [1]

 

Se me perguntassem o que é um animal,

eu responderia: é o ser à espreita,

um ser, fundamentalmente, à espreita.

Gilles Deleuze – A de Animal (Deleuze; Parnet, 1995, p. 4).

Vidas multicelulares. Animais. Artrópodes. Insetos. Ordem blattodea.

(Blatta = inseto lucífugo, barata) […] Diagnose. Insetos neópteros de tamanho moderado a grande (3-100 mm), com o corpo ovalado e deprimido (às vezes convexo), de coloração parda, castanha ou preta, podendo apresentar manchas coloridas. Algumas espécies podem apresentar tons de laranja, amarelo ou verde. O pronoto tem a forma de um disco e é expandido, cobrindo a cabeça em muitas espécies. A cabeça é bastante móvel e normalmente pode estar com a fronte voltada para baixo. As antenas são, em geral, filiformes. Aparelho bucal do tipo mastigador. Há espécies aladas, braquípteras e ápteras. As asas anteriores são pergamináceas (tégminas) e as posteriores, membranosas. As pernas são marchadoras (às vezes, cavadoras) com tarsos pentâmeros. Os cercos têm de um a vários artículos. Machos com genitália assimétrica. Fêmeas com ovipositor, geralmente, escondido. Os ovos são depositados em ootecas (Nessimian, 2019, p. 287).

Baratas: seis patas, às vezes aladas, antenas filiformes, cabeças ágeis e milhões de anos de evolução. Milhares de espécies povoam o mundo afora em diversidades de tamanhos, cores, hábitos e habitats. Habitam cidades, esgotos, lixos, casas, ruas, florestas, troncos, serrapilheiras, buracos e tocas. Se alimentam de tudo e andam para todo lugar. De poucos milímetros a até dez centímetros, tornam-se gigantescas nos afetos que são capazes de provocar. Uma barata pode acionar desprezo, medo, nojo e pânico – poderiam também provocar admiração?

Ao serem avistadas, “profanam” os espaços os quais percorreram: desterritorializam por onde passam, contaminando tudo com seu caminhar ágil, sorrateiro, veloz e corajoso. “O território são  as propriedades do animal, e sair do território é se aventurar” (Deleuze; Parnet, 1995, p. 3). Ao caminharem por todos os cantos durante as noites, no escuro, pelas frestas e cavidades que passam despercebidas, as baratas vão traçando seus territórios na medida em que convergem e tensionam com os territórios-humanos. Quando acontece um encontro entre primatas bípedes e estes artrópodes sorrateiros, podem ser tensionados por gritos e o desespero.

(Leia o ensaio completo em PDF).

 

Recebido em: 20/03/2021

Aceito em: 15/04/2021

 

[1] Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Educação e Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO – Criação, arte e vida (UFU); e do GPECS – Gênero, corpo, sexualidade e educação (UFU). Bolsista CAPES. E-mail: tiagoamaralsales@gmail.com.

Baratas

 

RESUMOEste ensaio é uma tentativa de fazer as pazes com as baratas em criações de coexistências mais pacíficas, sem negar as tensões que coabitam esses territórios de convivência. Mais do que coexistir: conviver e admiti-las como vidas válidas, me abrindo para a escuta dos encontros possíveis com estes artrópodes, como também para os afetos que em mim desencadeiam. Para a escrita, dialogo com a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, como também com leituras de Jorge Larrosa e Clarice Lispector, caminhando como baratas, em ziguezagues e vôos rasantes.

 

PALAVRAS-CHAVEFilosofia da diferença. Cartografia. Devir-animal. Medo. Coexistência.

 


Cockroaches

 

ABSTRACT: This essay is an attempt to make peace with cockroaches in the creation of more peaceful coexistence, without denying the tensions that coexist in these coexistence territories. More than coexisting: living and admitting them as valid lives, opening me up to listening to the possible encounters with these arthropods, as well as to the affections that they trig on me. For writing, I dialogue with the philosophy of Gilles Deleuze and Félix Guattari, as well as with readings by Jorge Larrosa and Clarice Lispector, walking like cockroaches, in zigzags and low-flying flights.

KEYWORDS: Philosophy of difference. Cartography. Animal-becoming. Fear. Coexistence.


SALES, Tiago Amaral. Baratas. ClimaCom – Coexistências e cocriações [Online], Campinas, ano 8, n. 20,  abril. 2021. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/baratas/