Dossiê Ciência.Vida.Educação.
| ano 10, n. 24, 2023 |
EDITORIAL
em breve no ar
Editores | Tiago Amaral Sales, Alice Copetti Dalmaso e Fernanda Monteiro Rigue
Editoração e revisão | Susana Dias, Nestor Turano Jr., Wallace Fauth, Leo Arantes Lazzerini, Rayane Barbosa e Priscila Savadeo
| Sumário | Dossiê “Ciência.Vida.Educação” |
| Ano 10, n. 24, 2023 |
SEÇÃO PESQUISA
ARTIGOS
Renata Mocelin Penachio
Mais precariedades por vir: plantas de cana-de-açúcar dentro de uma tempestade de poeira e progresso
Alberto Luiz de Andrade Neto
Natasha Myers com tradução de Marina Souza Lobo Guzzo
Botannica Tirannica: da genealogia do preconceito às possibilidades de um ecossistema errante
Giselle Beiguelman
Cruising en el edén: vegetación, poder y deseo queer
Diego Orihuela Ibañez
Gabriel de Araujo Silva
Teresa Castro com tradução de Marina Souza Lobo Guzzo
Plantas companheiras de escrita: des-bordando o Antropoceno
Susana Dias, Emanuely Miranda, Larissa Bellini, Mariana Vilela, Rayane Barbosa, Paulinha Luiz Pinto, Milena Bachir, Natália Aranha e Joana Salles
FLUXO CONTÍNUO
Devolver o mistério ao humano – ressonâncias cosmopoéticas e alteridades radicais
Carolina Cantarino Rodrigues
Fabíola Simões
ENSAIOS
Atentar aos “transparentes” multiespécies: notas sobre o filme angolano Ar condicionado
Priscila Fazio Rabelo
LivrosVivos: palavras, imagens, plantas e gentes em criação
Alik Wunder, Lilly Baniwa, Vera Moura Tukano, Janilton Pinheiro Tukano, Mawanaia Waurá, Leandro Silveira Guarani e Naldo Yupurí Tukano
Gabriela Leirias
iapoti’kaba: memórias de uma árvore
Eduardo Silveira
Reflorestar a Bíblia: uma prática vegetal e ecofeminista
Emanuely Miranda
Experimentações vegetais por entre caminhos perfor/rizo/máticos…
Marcos Allan da Silva Linhares
Mapeamento afetivo das existências múltiplas
Valéria Scornaienchi
Roberta Paixão e Lúcia de Fátima Dinelli Estevinho
Aprendendo com as plantas: devires, sabedorias vegetais e lampejos à educação em ciências
Tiago Amaral Sales e Fernanda Monteiro Rigue
Uma educação pelas plantas: aprender por vias não cognitivas
Diego Winck Esteves
A escrita vegetal: uso de plantas enteógenas na ampliação da percepção
Claudio Filho e Juliana Valbert
Terrenos incultos e jardins emergentes: a vida das plantas em interstícios urbanos
Arthur Simões Caetano Cabral
Cointuindo com plantas e mais-que-plantas
Anais-karenin
Pequenas composições com plantas, cacos e ideias para pensar o que (não) acontece[1]
Ana Maria Hoepers Preve
Árvore-ser: manifesto poético-filosófico à vida na terra-mundo
Bruno Vilela Vasconcelos
SEÇÃO ARTE
ARTES
Sol Terena
Etnografia cultural da flora mágica brasileira
Walmor Corrêa
Marina Guzzo
Gestos afetivos das múltiplas existências
Valéria Scornaienchi
Fricções: faíscas entre a casa e jardim
Bruno de Andrade Campos
Vitaloceno, para uma cabeça vegetal
Mariana Vilela
Conexões vegetais, espécies companheiras
ZayMPereira
Rafael Ribeiro
Telma Hoyler
Caró
Francisco Moura
Eleonora Miranda Artysenk
Rosana Torralba, Valéria Scornaienchi, Vane Barini, Vani Caruso e Vera Figueiredo
Maria Alice Bozzola Grou
Paulo Manaf
voltar para casa, mata do zumbi
Carla Lombardo
Felipe Barros
ENCONTROS JARDINALIDADES: poéticas sobre natureza, corpo e cidade
Gabriela Leirias, Faetusa Tezelli, Manoela Rabinovitch
Castigo das commodities (série). Soja, açúcar e milho
Teresa Siewerdt
Heloisa Pisani
Alik Wunder e Marli Wunder
Ana Angélica
Pindorama, no começo tudo era floresta
Teresa Siewerdt
LIVROS
ESCOLA CAIÇARA DA JUREIA – Educação caiçara na comunidade da Cachoeira do Guilherme, Iguape/SP
Paulo Cesar Franco
LABORATÓRIO-ATELIÊ
Cadernos em movimento a florestar
Lucia Estevinho e Keyme Lourenço (Coord.)
Coletivo Terrinha
Una constelación de imágenes monstruosas
Maia Gattás Vargas
Milena Bachir Alves
Mirabilis Ilustración botánica
María Jimena Nores e Silvana Montecchiesi
Olharpassarinho sobre as comunidades, os manguezais e suas ecologias
Fledson Silva Faria e Soler Gonzalez
Práticas de agroflorestar imagens
Tatiana Plens e Susana Dias
Aprender com as nuvens: ontoepistemologias entre o céu e a terra
Grupo multiTÃO
Manto “Sem folha não tem orixá”
Coletivo multiTÃO
Mesas de trabalho a céu aberto
Susana Dias
Grupo multiTÃO
Entre meios – uma conexão de mundos com os sapos diante do Antropoceno
Natália Aranha, Susana Dias e grupo multiTÃO
(Des)montaje transdisciplinar, bioperformance y autoficción
Valéria Cotaimich
ARVORECER DE CASA EM CASA
Ancestralidades mais que humanas – exposição
Coletivo Arvorecer
SEÇÃO JORNALISMO
Pesquisadores avaliam relação entre leptospirose e inundações no contexto das mudanças climáticas
Flávio Gomes-Silva
Entrevista com Andrea Pacheco Pacífico – Refúgio e deslocamento em tempos de pandemia
Leandro Magrini
Gláucia Pérez
Literatura e ficção científica feminista em tempos de fins de mundos
Milena Bachir
Ecofeminismo: uma proposta de ecologia do cuidado diante do Antropoceno
Milena Bachir
PRÓXIMOS DOSSIÊS |
A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2023 SERÃO ABERTAS NA CLIMACOM CHAMADAS PARA OS PRÓXIMOS QUATRO DOSSIÊS DA REVISTA:
“DESASTRES”; “POVOS INDÍGENAS E CLIMA”; “BRUNO LATOUR”; “CIÊNCIA.VIDA.EDUCAÇÃO”.
FICHA TÉCNICA | Dossiê “Políticas vegetais”
Editores | Susana Oliveira Dias (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas), Marina Guzzo (Universidade Federal de São Paulo) e Fabíola Fonseca (Faculdade de Educação Unicamp/Pós-Doutoranda Capes)
Editoração | Susana Dias, Rayane Barbosa, Paulinha Pinto (Labjor-Unicamp)
Curadoria seção Arvorecer de casa em casa | Susana Dias (Labjor – Unicamp)
Revisão | Susana Dias (Labjor-Unicamp)
Capa | Grande – Marina Guzzo. Pequenas – Bruno De Andrade Campos
Grupos | multiTÃO – prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (CNPq), Laboratório Corpo e Arte e Laboratório de Estudos Audiovisuais – Olho.
Redes de Pesquisa | Rede Latino-americana de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas.
Instituição | Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Educação da Unicamp e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Projetos | Projeto de pesquisa Tema Transversal “Divulgação do conhecimento, comunicação de risco e educação para a sustentabilidade” do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC 2a. Fase) – (Chamada MCTI/CNPq/Capes/FAPs nº 16/2014/Processo Fapesp: 2014/50848-9).
Pós-graduação | Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp, Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp.