Imagem | Gustavo Torrezan

 

 PERÍODO |

27 a 29 de maio de 2024

 

| LOCAL | 

Centro de Convenções da Unicamp
Faculdade de Educação da Unicamp

 

| ORGANIZADORES |

Universidade Estadual de Campinas
Laboratório de Estudos Audiovisuais – OLHO/FE-UNICAMP
Grupo de Estudos e Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos surdos,
das questões raciais, de gênero e da infância– DiS/FE-UNICAMP
Grupo PHALA – Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais
Programa de Pós-Graduação em Educação – FE/UNICAMP – Linha de Pesquisa
Linguagem e Arte em Educação
Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – IEL/UNICAMP
Instituto Federal de São Paulo – Campus Hortolândia
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor/UNICAMP
Associação de Leitura do Brasil – ALB

| PARCERIAS INSTITUCIONAIS | 

Red Estudios Latinoamericanos Deleuze y Guattari (REELDG) –
https://www.deleuzeguattarilatino.com/
Nodo Investigación-Creación y Ecología de Prácticas de la Red de Estudios de la Cultura
Visual – ABYA YALA. Afiliada a Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado
(AUIP) – https://www.redabya-yala.org/nodo-de-investigacion-creacion-y-ecologia-de-
practicas/

| COMISSÃO ORGANIZADORA|

Pesquisadores
Prof. Dr. Antonio Carlos Rodrigues de Amorim – FE/Unicamp – Presidente
Prof. Dr. Sílvio Gallo – FE/Unicamp
Prof. Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Jr – FE/Unicamp
Profa. Dra. Alik Wunder – FE/Unicamp
Dra. Susana Oliveira Dias – Labjor/IEL/Unicamp
Profa. Dra. Alexandrina Monteiro – FE/Unicamp
Profa. Dra. Davina Marques – IFSP – Hortolândia
Prof. Dr. Marcus Pereira Novaes – ALB – Associação de Leitura do Brasil
Prof. Dr. Cesar Donizetti Leite – Unesp – Rio Claro
Prof. Dr. Patricio Alfonson Landaeta Mardones – Investigador del Centro de Estudios
Avanzados. Universidad de Playa Ancha, Valparaíso, Chile
Prof. Dr. Sebastian Alexi Wiedemann Caballero – Universidad Nacional De Colombia,
Medellín.

Técnicos
Lucy Rudék
Juliana Marques
Jorgias Ferreira

| COMISSÃO CIENTÍFICA |

Adrián Cangi (Universidad Nacional De Avellaneda, Argentina)
Alexandre Filordi de Carvalho (UNIFESP)
Amanda Mauricio Pereira Leite (UFT)
Ana Godinho (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Ana Maria Hoepers Preve (UDESC)
Anne Sauvagnargues (Université Paris- Nanterre, França)
Carlos Eduardo Albuquerque Miranda (UNICAMP)
Charly Ryan (University Of Winchester, Inglaterra)
Christian Fernando Ribeiro Guimaraes Vinci(UNICAMP)
David Martin-Jones (University of Glasgow/Scotland) –
Edilena Maria Correa (UFPA)
Elenise Cristina Pires de Andrade (UEFS)
Francieli Regina Garlet (UFSM)
Gabriela Guarnieri De Campos Tebet (UNICAMP)
Giovana Scareli (UFSJ)
Gloria Jove Monclus (Universitat De Lleida, Espanha)
Heloisa Andreia De Matos Lins(UNICAMP)
Kelly Cristine Sabino (UNICAMP)
Lucia De Fatima Estevinho Guido (UFU)
Paolo Vignola (Universidad Del Azuay, Equador)
Sandra Kretli Da Silva (UFES)
Sigifredo E. Marín (Universidad Autónoma De Zacatecas, México)
Thiago Ranniery Moreira De Oliveira(UFRJ)
Virginia Crivellaro Sanchotene (UFRGS)

| OBJETIVOS |

Os objetivos gerais do IX Seminário Conexões Deleuze são reunir especialistas de diferentes áreas de conhecimento acadêmico e não-acadêmico para discutir, com profundidade, alguns conceitos e metodologias que são derivadas das obras de Gilles Deleuze, individualmente e, ao longo dos anos, com crescente interesse na interface com demais filósofos, especialmente Félix Guattari. O intercâmbio entre especialistas de diferentes países com estudantes de pós-graduação, em uma ação de formação contínua, e a discussão de perspectivas emergentes em um contexto interdisciplinar também são marcas evidentes do evento. Por fim, mas não menos importante, o encontro permite o debate da relevância e significado dos conceitos do campo filosófico com características variadas das sociedades contemporâneas, focando nesta edição a área de Educação. Além desses, são também finalidades do evento: Promover intercâmbio entre pesquisadores da área de concentração do evento e professores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do sul global; – Fortalecer as relações entre pesquisadores e professores de diferentes países que estejam interessados no estudo da filosofia Gilles Deleuze e Félix Guattari e outros pensadores contemporâneos; – Divulgar as contribuições mais recentes nesta área de conhecimento; – Contribuir para o estudo de conceitos deleuzianos e guattarianos; – Divulgar o pensamento deleuziano e de Félix Guattari e suas possíveis ramificações; – Criar um espaço de promoção de produção e debate acadêmico; – Criar encontros entre filosofia e arte e pesquisa e criação acadêmica; – Publicar os resultados desses encontros. A escolha do tema do Seminário, com os concetivos conceituais linhas, cosmos e educação, são originais e inovadores para disparar sentidos e liberar, diferenciadamente, a educação de suas estruturas de pensamento e ação com tendências mais hegemônicas.

| TEMÁTICA DO ENCONTRO | 

A influência de Gilles Deleuze na formação de grupos de pensadores brasileiros também não é menos destacável. Há pesquisadores de universidades de diferentes estados brasileiros que se formaram nas aulas de Deleuze em Paris, foram seus orientandos de doutorado e que vêm formando uma rede de novos pesquisadores que têm se dedicado a estabelecer conexões com seus pensamentos filosóficos, políticos e estéticos e… O tema escolhido para o IX Conexões Deleuze abrirá, a cada mesa redonda e conferência realizada, discussões com relação às implicações teóricas, práticas, de engajamento, de experiências e de mobilização sociocultural com o campo de estudos da educação, quer seja nos aspectos políticos, pedagógicos e de pensamento. No Brasil, o pensamento de Deleuze e Guattari vem impactando a educação pelo menos desde a década de 1990. Ainda que a problemática educativa não tenha sido central em sua obra, pode-se perceber uma forte preocupação com o tema atravessando os escritos de Guattari, que em diversos momentos nela toca. Apenas como um exemplo, é interessante acompanhar os comentários que fez quando de uma de suas viagens ao Brasil no começo da década de 1980 sobre o movimento de creches e escolas alternativas. Em Mille Plateaux, Deleuze e Guattari afirmam que a professora “en-signa”, isto é, insere a criança num conjunto de coordenadas semióticas que conformam sua subjetividade. É possível perceber um movimento crescente de um fazer operar com seus conceitos no campo educativo, por diferentes pesquisadores, por distintas vias. Duas áreas onde este movimento é evidente são as de estudos curriculares e filosofia da educação. Conceitos como rizoma, caosmose, paradigma estético, plano de imanência, educação menor, dentre outros, vêm sendo mobilizados por autores de distintas partes do país para pensar temas no âmbito da educação. Mais recentemente, dissertações e teses têm se debruçado sobre essa produção, identificando e analisando, de modo especial, a crescente produção deleuze-guattariana em periódicos especializados da área de educação. Destaque para o pioneirismo de dois dossiês em dois importantes periódicos: em 2002 a revista Educação & Realidade publicou o dossiê Gilles Deleuze com artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros; em 2005 a revista Educação e Sociedade publicou o dossiê Entre Deleuze e a Educação, com características similares. Pode-se afirmar, então, que a área de educação é uma daquelas em que a fertilidade do pensamento destes autores tem feito brotar criações as mais diversas. A análise das produções acadêmicas, tais como dissertações e teses, bem como artigos publicados em revistas científicas da área da Educação, aponta para uma pluralidade de enfoques e usos dos conceitos filosóficos criados por Gilles Deleuze e as metodologias derivadas. Se a pergunta, no início dos anos 2000 recaía sobre as possibilidades de conectar Deleuze e a Educação, passados mais de 20 anos, os estudos e pesquisas da área que têm os conceitos do filósofo como intercessores, respondem afirmativa e em multiplicidades pelas vias tanto do que organiza o campo da pesquisa em educação mais prioritariamente, por exemplo, operando com as figuras dos sujeitos, conhecimento, corpo e percepção (consciência), quanto por linhas outras que propõem as dimensões estético-artísticas e ético-ativistas como modos de irromper as diferenças.

| PROGRAMAÇÃO |

27 de maio
Centro de Convenções da Unicamp
8h30 – Abertura do evento

9h-11h: Mesa Redonda 1 – Educação e linhas variantes
Silvio Gallo (FE/Unicamp)
Ester Heuser (Unioeste)
Cintya Ribeiro (USP)
Mediador: Marcus Novaes (ALB)

11h15min-12h: Conferência 1 – Educação e Anarquismo depois de Deleuze e
Guattari: fabulando futuros
Convidada: Chantelle Gray (North West University Potchefstroom, África do Sul)
Mediador: Antonio Carlos Amorim (FE/Unicamp)

14h-17h: Mesa Redonda 2 – Cosmos, caos e artes
Maria dos Remédios Brito (UFPA)
Gustavo Henrique Torrezan (SESC/SP)
Edith Derdyk (Artista independente)
Mediadora: Susana Oliveira Dias (Labjor/Unicamp)

Faculdade de Educação da Unicamp
17h30min às 19h – Sessões de Comunicação
19h15-20h
Conferência 2 – Geografías nómades. Estética, arte y juego.
Convidado: Andrés Núñez González
Mediador: Wenceslao Machado de Oliveira Jr. (FE/Unicamp)

28 de maio
Centro de Convenções da Unicamp
8h30 – 11h – Mesa Redonda 3 – Educação, invenções e agenciamentos
Nilda Alves (UERJ)
Sônia Clareto (UFJF)
Sebastian Wiedemann (Universidad Nacional de Colombia, Medellin)
Mediadora: Alexandrina Monteiro (FE/Unicamp)
11h15min-12h: Conferência 3 – Linhas e acontecimento

Convidado: Daniel Lins (UFC)
Mediadora: Davina Marques (IFSP- Hortolândia)

13h30min às 14h30min – Conferência 4 – Linhas, potências e forças para
existências menores
Convidada: Ananya Roy Pratihar – Institute Of Management Technology, India.
Mediadora: Kelly Cristine Sabino (FE/UNICAMP)

14h45min-17h15min: Mesa Redonda 4 – Deleuze, Guattari e as linhas
moleculares da América Latina
Patricio Landaeta Mardones (Universidad Playa Ancha, Chile)
Macarena RioSeco (Universidad Metropolitana De Ciencias De La Educación,
Chile)
José Ezcurdía (Universidad Nacional de México)
Mediador: Antonio Carlos Amorim (FE/Unicamp)
Faculdade de Educação da Unicamp
17h30min às 19h – Sessões de Comunicação
19h15-20h
Conferência 4 – Anti-biografias ou quando a vida é encontro com o cosmos.
Convidado: Adrian Cangi (Universidade de Avellaneda, Argentina)
Mediadora: Alik Wunder (FE/Unicamp)

29 de maio
Centro de Convenções da Unicamp
8h30 – 11h – Mesa Redonda 4 – Cocriações entre filosofia, artes,
conhecimentos nas escolas
Janete Magalhães Carvalho (UFES)
Teresita Ospina Alvarez (Universida San Buenaventura, Medellín, Colombia)
Samuel Belo (UFRGS)
Mediadora: Gabriela Tebet (FE/Unicamp)

11h15min-12h: Conferência 5 – Fascismos e Linhas de Fuga, contracombates
à educação da resistência

Convidada: Cristina Pósleman (Universidad Nacional de San Juan, Argentina)
Mediador: Cesar Leite (Unesp/Rio Claro)

14h-17h: Mesa Redonda 6 – Cosmopolíticas e estéticas aberrantes
Santiago Arcila Rodríguez (Coletivo Otros Presentes)
Emine Gorgul (Istanbul Technical University)
Ana Patto (Universida Nacional de México)
Mediador: Carlos Eduardo Miranda (FE/Unicamp e ALB)

Faculdade de Educação da Unicamp
18h-19h
Conferência de Encerramento – A professora e as linhas de singularidade da
educação
Convidado: Luiz Orlandi
Mediação: Silvio Gallo (FE/Unicamp)

 

| INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS | 

1. Inscrições no valor de R$ 35,00 para estudantes de pós-graduação e R$55,00 para professores universitários. Para estudantes de graduação e professores da Educação Básica o evento será gratuito.

2. O evento prevê concessão de bolsas para estudantes que tenham ingressado na pós-graduação pelos sistemas de cotas.

Critérios para inscrição de trabalhos para comunicação oral
Prazo: De 16 de outubro a 15 de dezembro de 2023.
Somente serão aceitas inscrições de trabalhos para comunicação oral realizadas em grupo, as quais ocorrerão em sessões simultâneas de duas horas. A decisão com relação ao número final de sessões aprovadas dependerá, além da qualidade dos trabalhos, do volume de inscrições aceitas. As comunicações orais poderão ser inscritas e realizadas em português, espanhol ou em inglês. Cada grupo inscrito deverá contemplar um número de três a quatro comunicações orais, sendo elas agrupadas por tema, grupo de pesquisa ou instituição ou
outra conexão apontada no ato da inscrição. Tal tema será o título da sessão oral, caso seja aprovada. Aqueles que tiverem seus trabalhos aprovados disporão de 15 a 20 minutos para
apresentação oral, com sessão geral de discussão após as três/quatro comunicações. Os trabalhos deverão estar relacionados com a temática geral do evento e serão avaliados pelo Comitê Científico e pelo Comitê Organizador.

Divulgação das propostas aprovadas: 05 de fevereiro de 2024.

Critérios para seleção dos trabalhos: originalidade; contribuição e provocação para o tema do evento; densidade conceitual, imaginativa e de criação; articulação entre as diferentes comunicações propostas para compor o grupo.