Renata Sieiro Fernandes | Tarô-arte. Tarô-política. Tarô-ciência

Titulo da obra: Tarô-arte. Tarô-política. Tarô-ciência 


Resumo: Usar o tarô como arte da memória, como espacialidade mnemônica, como símbolos, sinais e letras que se perpetuam e se atualizam no tempo. O tarô como memória e história. Usar o tarô como ciência, como campo de conhecimento aberto e múltiplo, de pesquisa, de investigação sem bússola, sem freio, sem bitola, de invenção de si, como potência de criação de modos de ser, pensar, sentir, existir. Usar o tarô como política, como implicação em algo, como engajamento coletivo, como manifestação do eu e do nós no mundo e no universo. O tarô como arte, como montagem, como edição cinematográfica. Tomando a ideia do baralho como cartas soltas que conversam entre si, configurando-se em uma série, e especificamente o tarô de Marselha como lâminas ou espelhos que revelam aspectos, indícios de um repertório simbólico, cultural e educativo milenar, este trabalho reconstrói experimentalmente, sob a forma de colagem, as imagens ressonantes espirradas, contagiantes, provocativas, que afetam, que comovem, como pólen, como gérmens fecundos para novas reconfigurações e ressignificações no instante presente-já, perfazendo contínuos recomeços. Retábulos que se aproximam pela linguagem visual, analógica, metafórica e que criam possibilidades de instáveis e provisórios textos, narrativas, composições. Que poetizam o cotidiano, que realimentam corpo e alma, espírito e matéria. 

 


FICHA TÉCNICA

Colagem de papel sobre papel

Artista: Renata Sieiro Fernandes

Ano: 2019

País: Brasil

 


 

Renata Sieiro Fernandes  

Pedagoga, mestre, doutora e pós-doutora em Educação (UNICAMP). 

Docente do programa de pós-graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano São Paulo (UNISAL), campus Americana-SP. Membro do grupo Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária (CAIPE/UNISAL) e do grupo Educação, Linguagem e Práticas Culturais (PHALA/UNICAMP). 

E-mails: renata.fernandes@unisal.br e rsieirof@hotmail.com 

Telefones: 19-32879476 e 19-996567780 

 

 

 

 

FERNANDES, Renata Sieiro; Tarô-arte. Tarô-política. Tarô-ciência. ClimaCom – A Linguagem da Contingência [online],  Campinas,  ano. 6, n. 15. Ago. 2019 . Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/marina-lopes-e-gomes-sonigraficos-2/


 

 

SEÇÃO ARTE | A LINGUAGEM DA CONTINGÊNCIA | Ano 6, n. 15, 2019

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES