ClimaCom – NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO

SEÇÃO PESQUISA

SUBMISSÃO DE ARTIGOS E RESENHAS

A Revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte publica artigos e resenhas originais. As contribuições são avaliadas pela Comissão Editorial e por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da Revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.

Os originais submetidos à Revista não podem estar em processo de avaliação simultânea em outra publicação e devem ser inéditos no Brasil, cabendo ao Conselho Editorial avaliar a conveniência de publicar ou não trabalhos já divulgados em outros idiomas por revistas e órgãos editoriais de outros países.

A Revista aceita para publicação artigos, ensaios e resenhas, cabendo à Comissão Editorial, no entanto, uma análise preliminar dos originais recebidos, a fim de verificar a conformidade com as linhas editoriais, podendo recusá-los ou encaminhar os mesmos, caso aprovados, para o posterior processo de avaliação com vistas à sua publicação ou não. Poemas e outras modalidades de produção artístico-literária e iconográfica são também publicados, mas unicamente mediante convite da Comissão Editorial.

Ao enviar material para publicação, o(s) autor(es) estarão de acordo com os padrões editoriais da Revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte, assumindo que o texto foi devidamente revisado.

 

Instruções aos colaboradores:

Apreciação pela Comissão Executiva Editorial

Os trabalhos serão, primeiramente, apreciados pela Comissão Editorial Executiva, que solicitará pareceres de Consultores ad hoc, que permanecerão anônimos. Os artigos serão encaminhados aos consultores sem identificação. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.

Quando forem indicadas modificações substanciais, o autor será notificado e poderá realizá-las, devolvendo o trabalho reformulado dentro do prazo estabelecido pela Comissão. Antes da publicação dos trabalhos, os pareceres serão enviados aos autores. Caso os autores não levem em consideração os apontamentos e sugestões de correção contidas nos pareceres, o texto não será publicado.

A decisão final acerca da publicação ou não do trabalho será sempre da Comissão Editorial Executiva.

 

ARTIGOS

Serão aceitos artigos inéditos em português, espanhol e inglês entre 5 e 20 páginas, excluindo a bibliografia.

Todos os artigos devem conter um resumo, duas linhas abaixo do nome do autor, contendo até 200 palavras (com espaçamento simples e de três a cinco palavras-chave) no idioma do artigo, bem como seu correspondente em inglês (Abstract e keywords). Caso o artigo seja escrito em inglês, deverá conter igualmente, um resumo na língua original e uma versão em português.

 

RESENHAS

Serão aceitas resenhas de livros indicados pela Comissão Editorial Executiva em português e espanhol de até 8 páginas, incluindo bibliografia.

 

FORMATAÇÃO PARA ARTIGOS E RESENHAS

As páginas deverão seguir a seguinte configuração:

Tamanho do papel: A4

Margens: superior e inferior (3 cm), direita e esquerda (2,5 cm)

Tipo da fonte: Arial

Tamanho da fonte no texto: corpo 11

Espaçamento entre linhas: 1,5

Citações: recuo de 4 cm, corpo 10

Resumo (Abstract): sem recuo, títulos em negrito, corpo 11

Notas de rodapé: sem recuo, corpo 10

As notas de rodapé devem figurar ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

 

Os trabalhos deverão seguir o seguinte padrão:

1) Os títulos devem estar em tamanho 13 em negrito, e subtítulos em tamanho 12 em negrito;

2) O nome do(s) autore(s)deverá vir logo abaixo do título, com indicação da vinculação acadêmica, titulação e e-mail para contato em uma primeira nota de rodapé;

Observação: A avaliação dos pareceristas ad hoc será anônima. Por isso, solicitamos que os autores enviem, também, uma versão do trabalho sem identificação de autoria para envio aos pareceristas.

3) O texto deve iniciar-se duas linhas abaixo das palavras-chave do resumo, em espaçamento de 1,5;

4) Notas de rodapé deverão ser utilizadas com parcimônia, evitando utilizá-las para indicação de dados bibliográficos, que deverão estar no corpo do texto, nunca no fim;

5) Duas linhas abaixo do texto deverão constar as referências bibliográficas, em ordem alfabética e cronológica, indicando as obras citadas no texto;

6) Duas linhas abaixo das referências poderá figurar a bibliografia, para incluir trabalhos consultados ou recomendados mas não citados no texto;

7) Tanto referências quanto bibliografia deverão estar em fonte Arial, tamanho 11, espaçamento 1,5, e deverão seguir as normas da NBR 6023:2000 da ABNT;

8) Serão aceitos arquivos nos formatos Microsoft Word (.doc ou .docx), OpenOffice ou RTF.

 

Citações no corpo do texto (ABNT / NBR 10520)

1) Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação na primeira vez em que aparecerem. Evite citações indiretas quando o original pode ser recuperado com facilidade. Neste último caso, deve-se citar nas Referências Bibliográficas apenas a obra consultada e, no corpo do texto, indicar autores e datas dos dois artigos, conforme o exemplo:

Piaget (1932, apud FLAVELL, 1996).

2) Quando o autor ou a instituição responsável estiver incluída na sentença, indica-se o autor em caixa baixa, exceto a primeira letra, e a data e a página entre parênteses:

Segundo Morais (1955, p.32) assinala “[…] a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon”.

Em Teatro Aberto (1963, p.79) relata-se a emergência do teatro do absurdo.

3) Quando o autor estiver entre parênteses, deve vir em maiúsculas, seguido por ano e página:

Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia”. (DERRIDA, 1967, p. 293).

4) As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação:

Barbour (1971, p. 35) descreve: “o estudo da morfologia dos terrenos […] ativos”.

“Não se mova, faça de conta que está morta” (CLARAC; BONNIN, 1985, p.72).

Segundo Pereira de Sá (1995, p. 27): […] “por meio da mesma ‘arte da conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte de nossa existência cotidiana”.

5) As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte Arial tamanho 10, sem itálico, e sem aspas:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone e computador. Através de audioconferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de rádio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p.181).

6) Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a idealização da citação.

[…] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).

7) Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão “grifo do autor”.

8) Na primeira citação de um artigo deve-se mencionar o nome de todos os autores e a respectiva data.

9) Nas subsequentes citações do mesmo artigo devem-se mencionar o primeiro autor, seguido da expressão “et al.”.

10) Deve-se usar, quando for o caso, expressões latinas no corpo do texto. Exemplos:

Apud (citado por, conforme, segundo): Segundo Silva (apud ABREU, 1999, p.3) diz ser […].

Idem ou Id. (mesmo autor): ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1989, p.9. Id., 2000, p.19.

Ibidem ou Ibid. (na mesma obra): Durkheim, 1925, p. 176. Ibid., p.190

Opus citatum, opere citato ou op.cit. (obra citada): Adorno, 1996, p.38. Adorno, op. cit., p.40

Loco citato ou loc. cit. (no lugar citado): Tomaselli; Porter, 1992, p.33-46. Tomaselli; Porter, 1992, loc. cit.

Cf. (confira, confronte): Cf. Caldeira, 1992.

Sequentia ou et seq. (seguinte ou que se segue): Foucault, 1994, p.17 et seq.

 

SEÇÃO ARTE

SUBMISSÃO DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS

Esta seção atua como um espaço expositivo da revista, no qual podem ser publicadas produções artísticas e culturais nas mais diversas modalidades (vídeo, áudio, fotografia, escrita, pintura, desenho, etc.) que possam multiplicar pensamentos em torno das mudanças climáticas na relação com o tema proposto por cada edição da revista.  Também podem ser submetidos registros de produções (instalações, oficinas, exposições, intervenções, etc.), em formato digital para publicação.

A comissão julgadora das produções artísticas e culturais é composta pelo Conselho Editorial e avaliará as submissões com base nas seguintes normas:

1) A Revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte é uma publicação eletrônica, por isso TODAS as produções submetidas devem ser convertidas em formato digital (áudio, vídeo ou imagem).

2) As produções devem vir acompanhadas de arquivo PDF, contendo:

  • dados do(s) autor(es) (nome, instituição, e-mail, telefone);
  • título da produção;
  • resumo de no máximo 500 palavras;
  • no caso das produções audiovisuais, deve conter ainda o link em que o arquivo se encontra disponível para avaliação;
  • o FICHA TÉCNICA da produção no arquivo PDF, com as seguintes informações, quando for pertinente ao trabalho: título da obra, autor, diretor, roteirista, editor, coordenador, técnica, fotógrafo/câmera, música original, financiamento, projeto, país de produção, ano de produção.

3) As produções audiovisuais serão analisadas através de endereço eletrônico gerado pelo youtube ou vimeo, e, no caso das produções aceitas para publicação, o arquivo deve ser encaminhado via CD/DVD para o endereço da revista.

4) As produções submetidas em imagem digital devem possuir resolução mínima de 72 dpi, e com 1024 pixels no maior lado da imagem, nos formatos JPEG, GIF ou PNG.

5) O(s) autor(es) poderão submeter até 1 série de imagens, é aconselhado que cada série seja composta de até  10 imagens (se necessário a equipe da revista poderá efetuar alterações na qualidade e tamanho das imagens, para melhor adequação aos parâmetros da revista, após consultar os autores).

6) Caso seja necessário, um representante da revista entrará em contato com os responsáveis pelas obras selecionadas, por e-mail ou telefone, solicitando o envio de cópias autenticadas dos documentos exigidos por lei, tais como licença ou cessão de direitos autorais, autorização das pessoas filmadas para exibição de sua voz e imagem, autorização para uso de fonograma, músicas, obras audiovisuais, fotográficas ou de outros direitos autorais que sejam relacionados com o vídeo inscrito.

7) O produtor é responsável pela utilização de imagens ou músicas de terceiros em seus trabalhos. Todos e quaisquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o realizador do trabalho inscrito.

8) As submissões serão realizadas através do e-mail: <climacom@unicamp.br>, até 20 de fevereiro de 2015. O(s) autor(es) deve(m) encaminhar no e-mail o arquivo PDF com os dados, título, link, resumo e ficha técnica da produção, junto às imagens que compõem a série.