multiTÃOpesquisas

Título | multiTÃOpesquisas

Duas rodas de conversas, que denominamos multiTÃOpesquisas, reúnem estudantes ligados ao grupo de pesquisa multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências educações e comunicações (CNPq-Labjor-Unicamp). O multiTÃO é um grupo que existe desde 2008 e que busca inventar outras ecologias de emissões e disseminações que levem a sério uma crítica ao antropocentrismo e às hierarquizações e vontades de fixação de sentidos e funcionamento de palavras, imagens e sons. Os pesquisadores do grupo têm se interessado por diferentes alianças entre artes, ciências, filosofias e técnicas, tanto as artes, ciências, filosofias e técnicas já consagradas por instituições e atores, quanto as não reconhecidas e assim nomeadas, em busca de experimentar, sempre coletivamente, o que pode ser comunicar quando a questão mais importante é a vida. As pesquisas relacionam estudos multiespécies, epistemologias ecológicas, estudos de ciência e tecnologia, filosofia das ciências, filosofia da diferença, estudos de imagem, literatura, educação, novas ecologias e novos materialismos. Além dos projetos de pesquisa individuais (de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) os pesquisadores têm desenvolvido projetos coletivos desde 2008 em torno a temas ligados às biotecnologias (reprodução assistida, clonagem, transgenia etc.) e às mudanças climáticas (modelagens computacionais, adaptação e mitigação, vulnerabilidade, clima e povos originários, florestas, rios e mares etc.), apostando em experimentações por entre imagens, artes, mídias, comunicação, educação, filosofia e ciências tanto na pesquisa como na criação coletiva de composições sensíveis (vídeos, filmes, ensaios fotográficos, desenhos, pinturas etc.). Atualmente o multiTÃO é responsável pela Revista ClimaCom, pela Rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas e pelo projeto Arvorecer de casa em casa, onde buscamos exercitar a ideia de que comunicar é perceber-fazer floresta, uma busca que diz dos desejos de intensificação dos encontros afirmativos com este mundo, que nos força a fazer corpo com mundos vivos e animados, que nos convoca a aprender com as florestas a exercitar a multiplicidade, a abundância, o entusiasmo, a alegria e o cuidado como práticas de escrita-pesquisa.

 

multiTÃOpesquisas

Palestrantes participantes | Karolyne de Souza, Larissa Bellini, Glauco Roberto da Silva, Mariana Vilela, Michele Fernandes Gonçalvez e Tatiana Plens Oliveira.

Intercessores convidados | Carolina Cantarino Rodrigues, Daniela Toneli Manica, Greciely Cristina Costa e Marcus Novaes.

Organização | Susana Dias


 

DIAS, Susana (Org.). multiTÃOpesquisas. ClimaCom – Diante dos negacionismos [online],  Campinas,  ano 8, n. 21. dezembro 2021. Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/multitaopesquisas/ ‎

 


SEÇÃO ARTE | Ano 8, n. 20, 2021

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES