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Por Vivian Marina Redi Pontin

 

Palavras-chave

 papel; imagem; intervenção; colagem; hibridismo.

 

Problema

 Diante do excesso de imagens que inundam os vários papéis cotidianos – tela, jornal, revista, TV – a questão que se coloca é: como tornar esse excesso problemático sem, todavia, ter de apelar para uma dualidade que estabeleceria uma espécie de retirada das imagens?

 

Proposta

 Inspirada pela obra-instalação Leaves of Grass de Geoffrey Farmer (DOCUMENTA 13, Kassel, Alemanha, 2012), a proposta foi também criar, para o evento “Aparições” organizado pela equipe da Revista ClimaCom e o grupo de pesquisa MultiTÃO, uma instalação chamada “Papel-experimentação”,  na qual imagens de revistas variadas eram recortadas de seu contexto para, espetadas por um palito, juntar-se a outras imagens também recortadas formando uma grande colcha de retalhos imagéticos, trazendo o excesso como aquele que faz contaminar mais do que inculcar.

 

Objetivos

– experimentar o excesso

– lidar com as imagens que circulam nos vários papéis cotidianos

– fragmentar as imagens e fazê-las conversar com outras imagens

– explorar esse jogo entre imagens

 

Materiais

 Revistas e jornais; cola; palitos de churrasco e de picolé; fita adesiva; tesoura; caixa de madeira com areia (para infincar os palitos com as imagens).

 

Procedimentos

 Houve uma seleção de imagens que estavam disponíveis em jornais e revistas de temas variados, essa seleção buscava alguma relação com as mudanças climáticas, entretanto não estava dada pelas imagens – era uma questão de criar com elas tal relação. Há uma investida, nessa temática, em vocabulários e ilustrações entorno de um combate, uma guerra diária contra inimigos que devem ser criminalizados, penalizados, eliminados. Clima pesado. Ao juntar umas com as outras essas imagens selecionadas,  umas dentro das outras, enfeitá-las, cortá-las e fixá-las em palitos de churrasco, um tipo de ludicidade rondou o procedimento, uma brincadeira de criar um quebra-cabeça sem modelo, sem moldura, sem um fim específico a ser alcançado. Monstruosidades proliferadas e rodeadas por um ar de humor.

 

Resultados

As imagens estavam lá, excessivas que são, mas seus excessos se deslocaram por caminhos incertos frente às certezas que os papéis jornal, revista, tela, TV, costumam impor. A intervenção nelas e as junções improváveis criaram um hibridismo divertido, uma colagem delirante. Maneiras de experimentar o excesso e com o excesso pelas fragilidades, instabilidades e fugacidades.

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