Intervenções urbanas durante a pandemia | Leonardo Mareco

Título | Intervenções urbanas durante a pandemia

Na virada do ano de 2019 havia planos e expectativas para o ano que viria, estava projetando algumas produções e séries específicas que produziria durante o decorrer deste ano. Mas assim como aconteceu com muita gente, meus planos acabaram sendo interrompidos com o surgindo da pandemia do Coronavírus.

Medo, dúvida, inquietação, foram alguns dos (muitos) sentimentos que senti no início da quarentena, não sabíamos se isso tudo iria durar poucos dias ou se estenderia por meses. E mais uma vez a arte se tornou meu refúgio. Dei início a uma nova série, a pandemia interferiu nas minhas produções de modo que eu não poderia ignorar o atual cenário, assim surgiram as produções desta publicação, em meio ao caos – externo e interno.

Em Campo Grande, cidade em que resido, as pessoas já não respeitavam o isolamento social (se é que algum dia respeitaram). Aglomerações, a falta da higienização e do uso de máscaras eram – e ainda são – algo corriqueiro pelas ruas da cidade. Acredito que a arte de rua é uma importante ferramenta de comunicação democrática, sobretudo de conscientização.

Percebi que era o momento de intervir no ambiente urbano, se as pessoas não se comovem com pessoas, quem sabe a arte possa cumprir esse papel de sensibilização. Através da intervenção com lambe-lambe, pude colocar nas ruas minhas ideias que vinham surgindo em meio a esse pandemônio, e de forma acessível tentar uma aproximação (à distância) como forma de promover uma reflexão acerca da pandemia da COVID-19.

 


Sobre o artista

Leonardo Mareco, 23, acadêmico de Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), desenvolve seus trabalhos em diferentes linguagens partindo das aguadas de aquarela, intervenções urbanas, até instalações site-specific. Atualmente, o enfoque de seu trabalho está no ambiente urbano e toda a pluralidade que este espaço proporciona. Entre “riscos e arriscos” tem a rua como sua principal plataforma de expressão. Suas intervenções urbanas proporcionam debates sobre questões que permeiam a própria vivência social do artista, contendo principalmente temas de cunho político. Tendo como foco principal de sua pesquisa a linguagem do lambe-lambe, Leonardo Mareco explora e estuda as superfícies urbanas que as cidades proporcionam, levando seu olhar crítico para as ruas fomentando debates acerca dos acontecimentos da sociedade contemporânea. 

Desde 2016 participa de mostras coletivas e individuais. No circuito sul-mato-grossense, destacam-se sua primeira exposição individual, Sublimação Cotidiana (Galeria de Vidro, 2018); II Festival das Artes Plásticas de Campo Grande (Armazém Cultural, 2018); Exposição Formandos de Artes Visuais, Magnéticos (Centro Cultural José Octavio Guizzo, 2019-20), Mostra Individual Olhar (Shopping Bosque dos Ipês, 2020). Em cenário nacional teve participação no Festival M.U.R.A.L (Museu Murillo La Greca – PE, 2019); Exposição BANDEIRARTE (Olho da Rua – RJ, 2019), sendo também um dos artistas selecionados para a primeira residência artística de Lambe-lambe em território nacional, CUÍCA (Niterói, RJ, 2020).

 


Ficha Técnica

Fotografias

Fotografias 1 e 2 |“Nº.80.000”. Intervenção Urbana com Lambe-lambe durante a pandemia. Leonardo Mareco. 2020.

Fotografia 3 |“Ponto de Higiene”. Intervenção Urbana com Lambe-Lambe e kit de higienização. Leonardo Mareco. 2020.

Fotografias 4 e 5 |“Genocida”. Intervenção Urbana com Lambe-lambe durante a pandemia. Leonardo Mareco. 2020.

Fotografias 6 e 7 |“Aqui, Isolamento Social Sempre Existiu”. Intervenção Urbana com Lambe-lambe durante a pandemia. Leonardo Mareco. 2020.

Fotografia 8 |“Ponto de Higiene” Intervenção Urbana com Lambe-lambe durante a pandemia. Leonardo Mareco. 2020.

Fotografia 9 | “Malabarismo Social”. Intervenção Urbana com Lambe-lambe durante a pandemia. Leonardo Mareco. 2020.

Fotografia 10 | “ IFÓD”. Intervenção Urbana com Lambe-lambe durante a pandemia. Leonardo Mareco. 2020.

Fotografia 11 | “Ponto de Higiene”. Intervenção Urbana com Lambe-lambe durante a pandemia. Leonardo Mareco. 2020.

Fotografia 12 | “Malabarismo Social”. Intervenção Urbana com Lambe-lambe durante a pandemia. Leonardo Mareco. 2020.

 

Vídeo

Direção e Captação | Cleverson Rojas (Produza Projeções)

Intervenções Artísticas | Leonardo Mareco

Ano | 2019

 

Contato

Email: Leonardomareco09@hotmail.com

Instagram: @marecoleo

 

 

 

 


 


 

MARECO, Leonardo. Intervenções urbanas durante a pandemia. ClimaCom – Epidemiologias [online],  Campinas,  ano 7, n. 19. dezembro. 2020. Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/intervencao_leonardo_mareco/


 

SEÇÃO ARTE |EPIDEMIOLOGIAS  | Ano 7, n. 19, 2020

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES