Impressões – Marcas da Terra | Joana Salles

Título: Impressões | Marcas da Terra

Colher as folhas, secar, fazer uma composição, colar no papelão, entintar e estampar. Na busca por um chão comum, vem também o desejo de celebrar os povos originários desse território tão vasto. Cada bordadeira buscou, na sua memória, nos seus afetos e referências, palavras de diferentes povos indígenas que vão bordadas nas estampas das folhas, junto com uma intervenção livre. O grupo é formado por jovens mulheres de meia idade e idosas, com e sem filhos, donas de casa e especialistas em suas áreas de trabalho, artistas, filhas, irmãs, mães, avós e amigas. É um grupo rotativo. Entre as participantes do grupo há aquelas com um longo histórico geracional de fios nas suas vidas e outras que nunca bordaram. Esse trabalho foi resultado da Oficina de Bordado 2021 da EMIA – Texturas Sonoras, conduzida pela artista professora Joana Salles e colaboração da designer têxtil Ci Teixeira. A EMIA é uma escola pública e gratuita, fundada em 1980. A escola funciona em três casas dentro do parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara, zona sul de São Paulo.


IMPRESSÕES | MARCAS DA TERRAS – BORDAEMIA
Técnica: Bordado livre sobre impressão de folhas em tecido

20 X 20 cm
ARTISTA-PROFESSORA:
Joana Salles

ORIENTAÇÃO DE ESTAMPARIA:

Ci Teixeira
ARTISTAS BORDADEIRAS:
Ana Galluzi
Amalia Boratino
Caroline Fukumoto
Cecília Teixeira
Dalvaci Porto
Debora Prates
Denise Molina
Eunice de Paula
Gisela Bueno
Indhira Dias
Joana Salles
Juliana Santolia
Livia Gabriel
Marcella Schiavon
Naige Naara
Nivia Gonçalves
Renata Augusto
Vera Silva Augusto Marques


 

Canção Tikuna transmitida por Djuena Tikuna, ensinada por Maru Ohtani

Percussão asalato  e voz: Maru Ohtani

Mixagem de som: Tico Prates

Coro– Grupo BordaEmia

 


JOANA SALLES
Artista têxtil e arte-educadora. Transita entre as artes manuais, o figurino teatral e cultura popular brasileira. Formada em Letras é mestra em Moda, Cultura e Arte. Dedica-se a projetos de arte e cultura em comunidades integrando pessoas e construindo trabalhos colaborativos através do bordado e a mistura de linguagens artísticas. Desde 2016, é artista professora de Artes Visuais na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artistica | SP onde ministra as oficinas de bordado para comunidade. Idealizadora do grupo BordaEMIA.
Contatos
salles.joana@gmail.com
Instagram
@la_buena_juanita
@bordaemia
Facebook
Joana Salles

 

SALLES, Joana. Impressões | Marcas da Terra. ClimaCom – Diante dos negacionismos [online],  Campinas,  ano 8, n. 21. dezembro, 2021. Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/impressoes-marcas-da-terra/


SEÇÃO ARTE | DIANTE DE DOS NEGACIONISMOS | Ano 8, n. 21, 2021

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES