grupo multiTÃO | Dados na praça – especulações poéticas com o futuro dos humanos

Título: Dados na Praça – especulações poéticas com o futuro dos humanos


Para experimentar com o público as relações entre os humanos e o futuro em meio às catástrofes socioambientais, as mudanças climáticas, Antropoceno, Gaia… reativamos os dados criados para a peça “Num dado momento: biotecnologias e culturas em jogo” pelo grupo multiTÃO em 2018. Desta vez os dados foram às ruas em meio às atividades de divulgação científica feitas pela Unicamp no centro de Campinas, como parte das manifestações em defesa da universidade pública, do financiamento à pesquisa, ensino e extensão, da autonomia das universidades, da democratização do ensino universitário superior. As pessoas foram convidadas a criar poemas jogando os dados e oferecendo uma palavra para o futuro. Os poemas foram pintados nos corpos com tinta branca ou em cartazes, utilizando os meios mais frequentes de manifestação nas ruas e buscando afetar a escrita e o futuro com possibilidades advindas dos encontros entre artes, ciências e filosofias. A fotografia lança poemas, humanos, dados, futuros à potência multiplicativa da contingência, quer seja, do abraçar (d)os encontros afirmativos.


FICHA TÉCNICA

Grupo multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (CNPq)

Concepção dos dados usados na intervenção e proposta de jogo-poema | Susana Dias, Elenise Andrade, Renato Salgado, André Malavazzi e Glauco Roberto

Participantes e criações | Alice Copetti (UFSM), Tatiana Oliveira e Sara Melo (doutorandas da Faculdade de Educação).

Fotos | Sara Melo e Alice Copetti

Lugar | Largo do Rosário no Centro de Campinas

Data | 13 de agosto de 2019

 


Projetos:

– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) – (Chamada MCTI/CNPq/Capes/FAPs nº 16/2014/Processo Fapesp: 2014/50848-9)

– “Por uma nova ecologia das emissões e disseminações: como a comunicação pode modular a mais intensa potência de existir do humano diante das mudanças climáticas?” (CNPq).

– Revista ClimaCom: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/

Grupo multiTÃO. Dados na praça – A Linguagem da Contingência [online],  Campinas,  ano. 6, n. 15. Ago. 2019 . Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/grupo-multitao…ro-dos-humanos/

 


SEÇÃO ARTE | A LINGUAGEM DA CONTINGÊNCIA | Ano 6, n. 15, 2019

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES