Estrelas | Fernanda Oliveira

Título | Estrelas

 

O vídeo Estrelas é um experimento audiovisual resultante da composição – edição e montagem – de diversos fragmentos imagéticos, produzidos pela aproximação poética com as estrelas durante a disciplina “Arte, ciência e tecnologia”, ofertada pelos professores Susana Dias e Paulo Teles, do Labjor da Universidade Estadual de Campinas (2020). Que provocou a investigação de novos modos de existir, pensar e sentir em parceria com as estrelas. No vídeo o tempo se configura num jogo de veladuras, as camadas superiores são contaminadas pelas inferiores, as imagens se transfiguram em novas fabulações, através das relações entre as transparências das camadas de luz e o ritmo que o sons ditam. Usando da consideração de Adrián Cangi, em seu texto Poética da luz, política do gesto, onde ele reconhece o pensamento do teórico Didi Huberman como o caminho para pensar sobre as imagens, e afirma que “a imagem é duração, e nosso lugar de observação torna-nos frágeis entretempos. A dinâmica da memória passa pela imagem concentrando para o futuro uma constelação de tempos heterogêneos e descontínuos” (CANGI, 2012). Aproximo-me dessa citação para exemplificar meu experimento, em parceria com as estrelas construímos coletivamente uma “constelação de tempos heterogêneos e descontínuos” e afetada por essa parceria, num gesto de convergência, me deixo atravessar pela matéria-luz. Coloco-me em relação com as imagens-luz, para uma experiência de montagem audiovisual que resulta em uma proposta estética de um novo tempo, apresentado como um testemunho de um tempo compartilhado com as estrelas.

Link para o vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1SidffFKYirnPqd53fOM5CyLhoSycUq37/view?u
sp=sharing

 


FICHA TÉCNICA
Título da obra | ESTRELAS

Autor | Fernanda Oliveira

Técnica | Experimento audiovisual

Coordenadora | Susana Dias

Áudio Principal | Mauro Tanaka

Imagens e Vídeos | Ana Angélica Costa, Ana Helena Grimaldi, Ana Paula Pereira, Ana Rovati, Antônio Inácio Santos, Breno Filo, Bruno Novaes, Celso Cardoso, Cláudio Filho, Déa Trancoso, Estefania Gavina, Fernanda Oliveira, Glauco Silva, Jane Mesquita, Jhonatas Simião, Jorge Massarolo, Julyana Troya, Malena Stariolo, Mariana Vilela, Néliane Simioni, Pamela Villanova, Susana Dias, Valeria Scornaienchi, Victor Iwakami.

País de produção | Brasil

Ano de produção | 2020


Este trabalho foi criado na disciplina “Arte, ciência e tecnologia” oferecida no âmbito do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

JC 012 – Arte, ciência e tecnologia – Labjor-IEL-Unicamp 2020

60 horas (terças às 9)

Susana Dias

Paulo Teles

Alianças com estrelas, árvores e rios: novos modos de existir diante das catástrofes

A disciplina se configura como um laboratório-ateliê dedicado ao estudo, pesquisa e envolvimento teórico-prático com artes, ciências, tecnologias. Adotando uma ênfase muito importante hoje dos estudos de ciência e tecnologia, nos estudos multiespécies, e nas chamadas linhas de pensamento pós-humanistas, experimentaremos a criação de composições sensíveis (com imagens, palavras e sons, corpos etc.) que buscam se afetar pelos não-humanos. Neste semestre a disciplina se propõe a pensar em parceria com estrelas, árvores e rios para pensar e experimentar a divulgação científica e cultural enquanto criação de novos modos de existir, pensar e sentir e não apenas como reprodução de modos já dados, prontos e acabados. Para tanto, investiremos em articulações entre os campos das artes, literatura, antropologia, astronomia, biologia e filosofia e entraremos em contato com práticas de artistas e cientistas a fim de extrair delas materiais, ferramentas, procedimentos e possibilidades de experimentação de uma comunicação audiovisual em tom menor. Uma comunicação que busque suspender as oposições entre natureza e cultura, sujeito e objeto, teoria e prática, matéria e espírito, humanos e não-humanos, e constitua um novo campo problemático para os encontros entre artes e ciências que levem a sério uma crítica ao antropocentrismo. Como parte da disciplina, investiremos na criação e problematização de um arquivo audiovisual e em criações individuais e coletivas com esse arquivo. Faremos pequenos exercícios de tornarmos dignos de entramos relações com estrelas, árvores e rios a partir dos aprendizados. A Revista ClimaCom (Labjor-Unicamp) será o espaço principal de exposição dos materiais produzidos na disciplina, mas a ideia é que os materiais circulem também em outros espaços-tempos em que os participantes estejam envolvidos (suas casas, salas de aula online etc.). 

Coletivo e grupo de Pesquisa | multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (CNPq)

Projetos | Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) – (Chamada MCTI/CNPq/Capes/FAPs nº 16/2014/Processo Fapesp: 2014/50848-9); Revista ClimaCom: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/ e Revista ClimaCom.

 

 

1

 

OLIVEIRA, Fernanda. Estrelas. ClimaComEpidemiologias [online],  Campinas,  ano 7, n. 19. dezembro. 2020. Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/estrelas_fernandaoliveira

 


SEÇÃO ARTE | Ano 7, n. 19, 2020

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES