Coexistências cocriadas em audioarts para ‘pensarpraticar’ o presente planeta | Podcast Intermezzo

Título | Coexistências cocriadas em audioarts para ‘pensarpraticar’ o presente planeta

O presente trabalho apresenta pontos de interseção entre as pesquisadoras, o tema do dossiê e os autores Michel de Certeau (1994), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), Fayga Ostrower (1999), Nilda Alves (2019). Procuramos, através do recurso do podcast, apresentar pela ideia de rizoma e das táticas (CERTEAU, 1994), como estamos em constantes processos de cocriações cotidianas. Deixamos emergir nas brechas maneiras de fazer que se recriam o tempo todo em acontecimentos (DELEUZE E GUATTARI, 1995) e acasos (OSTROWER, 1999). Assim são nossos cotidianos: em redes, com percursos hegemônicos e também atravessados pelas artes, bricolagens, deslocamentos, pontos, nós, encontros, desvios, rotas de fugas criativas para aquilo que criamos em nossas realidades.
A pandemia do Covid -19 trouxe o alerta máximo ao planeta. A doença não encontrou fronteiras e atingiu os continentes. Nos colocar no desafio proposto pela ClimaCom é encontrar ressonância para sentirmos, ouvirmos, vermos e pensarmos acerca da nossa natureza e da nossa existência planetária. A cocriação acontece no respeito e no amor ao Outro, o reconhecendo como legítimo outro (Maturana, 2002). Nossa terra, Gaya, é a grande casa que habita os diferentes Outros que estão de alguma maneira em cocriação e coexistência, seja pelas adversidades, seja pelos encontros tecnológicos, seja pela cumplicidade e empatia, seja pelas sintonias energéticas e vibracionais. É uma atuação holística de todos os seres que aqui habitam influenciados e influenciando os movimentos tecnológicos que envolvem essas relações – que envolvem as sabedorias ancestrais em lidar com os elementos água, ar, terra e fogo, não de maneira dicotômica, e sim na ideia da conjunção, de hibridismo, de rizoma, redes.
Dessa forma, experimentar a cocriação do que estamos chamando de audioart, a partir de uma proposta em podcast, nos motiva a ‘pensarpraticar’ táticas, maneiras de fazer, rotas de fuga e evidenciar que cocriamos, enquanto natureza, outras possibilidades de existência na nossa morada – mãe terra. Ao fazer circular tal experimento, coexistimos e cocriamos com nossos personagens conceituais, com os quais pesquisamos cotidianamente, nos colocando também como personagens conceituais para continuar a conversa nessas audiências. É um convite ao ouvinte cocriar, coexistir e conversar conosco em audições de bricolagens sobre o presente planeta, para melhorar nossa experiência na terra, a partir da arte de viver em harmonia com os quatro elementos água, terra, fogo e ar e com todos os seres existentes nele, desde um minúsculo organismo, um vegetal, um inseto, uma pedra, uma gota de orvalho, aos seres humanos e, e, e…


Ficha Técnica 

Desenho: Talita Malheiros
Manipulação: Noale Toja
Texto final: Talita Malheiros
Argumento, roteiro e vozes de Fernanda Mello, Maria Morais, Noale Toja e Talita Malheiros


Autoras 
Fernanda Mello (GrPesq Currículos Cotidianos: redes educativas, imagens e sons. ProPED / Uerj)
E-mail: fernandamelloffpuerj@gmail.com / (21) 97919-7239
Maria Morais (GrPesq Currículos Cotidianos: redes educativas, imagens e sons. ProPED / Uerj)
mariamoraiss@yahoo.com.br / (21) 99649-4181
Noale Toja (GrPesq Currículos Cotidianos: redes educativas, imagens e sons. ProPED / Uerj)
noaletoja22@gmail.com / (21) 98749-6869
Talita Malheiros (GrPesq Currículos Cotidianos: redes educativas, imagens e sons. ProPED / Uerj)
tatamalheiros@yahoo.com.br / (21) 99443-3256

INTERMEZZO, Podcast. Coexistências cocriadas em audioarts para ‘pensarpraticar’ o presente planeta; ClimaCom – Coexistências e cocriações [online], Campinas,  ano 8, n. 20. abril 2021. Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/coexistencias-cocriadas/


 

SEÇÃO ARTE |COEXISTÊNCIAS E COCRIAÇÕES  | Ano 8, n. 20, 2021

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES