A educação pela pedra | Débora Bruno

28Título | A educação pela pedra

O fotofilme apresentado é um diálogo imagético com o poeta João Cabral de Melo Neto, e busca trilhar uma simbiose entre seu poema ‘A educação pela pedra’ e as fotografias da série Ermos, um recorte do projeto Inventário das grandezas do ínfimo, de autoria da artista visual, Débora Bruno.

O projeto nasce durante o isolamento social decorrente da pandemia, em março de 2020, e consiste em registros fotográficos diários nos limites de seu quintal. Aqui, a pedra é muro, limite e brechas.

Em uma realidade onde coexistir é condicionado pelo não convívio, a fotografia é uma ferramenta de contato. Esses encontros são partilhados, diariamente, na página da artista, instagram.com/deborabruno/.

Campinas, fevereiro de 2021

 


Autoria: Débora Bruno (imagens, voz e edição)

Poema lido de João Cabral de Melo Neto

Link para o fotofilme: https://youtu.be/axytOsw_x20

 


Débora Bruno
São Paulo, 1977

Sou artista visual, mãe e produtora cultural, graduada em artes pela FAAP, em 1999, e especialista em museus, pelo MAE USP, em 2004. Artista visual de origem primordial, desenvolvo a fotografia como ferramenta poética. Me dedico ao campo cultural e artístico, em diferentes frentes, há mais de 20 anos, tendo me especializado na atuação como produtora cultural em projetos de exposições e ações museológicas. Como artista, participei das exposições coletivas, 1MULHERporM2 (Casa de Vidro, Campinas, 2020 e Espaço Ophicina, 2019); A Subversão dos Meios (Curadoria de Maria Alice Milliet – Prêmio APCA de melhor curadoria do ano – Itaú Cultural); Salão Aberto Paralelo à 26a Bienal Internacional de São Paulo; I Salão Cartier Bresson (Sorocaba, SP – Menção Honrosa), XXX Anual de Artes da FAAP (MAB/FAAP – Prêmio), dentre outras. Fui artista selecionada pelo programa Portas Abertas da Galeria Thomas Cohn. Tenho uma grande fé em processos que valorizem a cultura como agente de reconstrução social, na potencialidade de ações sistêmicas que integrem arte, educação e pensamento ecológico, como motores de transformação e de cura. Ingressei recentemente na inspiradora pós graduação, “A Natureza que somos:
filosofias e práticas para uma ação genuína no mundo”, na Casa Tombada. Penso seriamente em “renovar o homem usando borboletas”, em meus diálogos com Manoel de Barros. Atualmente, vivo e trabalho em Barão Geraldo, Campinas, SP.

 


“Uma educação pela pedra: por lições;
para aprender da pedra, frequentá-la (…)”
(A educação pela pedra, João Cabral de Melo Neto)

O fotofilme apresentado é um diálogo imagético com o poeta João Cabral de Melo Neto, e busca trilhar uma simbiose entre seu poema ‘A educação pela pedra’ e as fotografias da série Ermos, um recorte do projeto Inventário das grandezas do ínfimo, de minha autoria. O projeto nasce durante o isolamento social decorrente da pandemia, em março de 2020, e consiste em registros fotográficos diários nos limites de meu quintal. Aqui, a pedra é muro, limite e brechas. Através da realização desse inventário, sou coadjuvante na corporificação de uma prática fenomenológica em uma experiência estética, buscando registrar suas dimensões sensível e relacional. A carne, daquilo que me olha, fica gravado na fotografia. Percorrer o quintal de minha casa em busca de notícias do mundo, escutar prenúncios de outras vidas na incidência da luz do sol em uma lagarta, num musgo que surge sorrateiro, na semente de uma daninha que plana no ar, na visita cuidadosa de um louva-deus, nas amoras que alimentam os pássaros que carregam com paciência os silêncios que atravessam a cidade, fotografar o cheiro dos vales, cada novo broto ou ser que fenece. Cada coisa ordinária passa a ser um elemento de estima, uma notícia fresca de primórdios, dessa quimera de possibilidades da comunhão do ser humano com a natureza. Inventariar fazedores de realidade a poucos passos de minha casa, rever meus abismos, revelar intimidades. Inspirada na poesia de Manoel de Barros, vou tecendo um Inventário das Grandezas do Ínfimo, acolhendo pequenezas, estranhezas e a minha própria incompletude. Em uma realidade onde coexistir é condicionado pelo não convívio, a fotografia é uma ferramenta de contato. Sigo partilhando esses encontros, diariamente, na página, instagram.com/deborabruno/.

Débora Bruno
Campinas, fevereiro de 2021

BRUNO, Débora. A educação pela pedra. ClimaCom – Coexistências e cocriações [online], Campinas,  ano 8, n. 20. abril 2021. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/a-educacao/


 

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