ANO 03 - N07 - "Incerteza" ISSN 2359-4705

CHAMADA | BUSCA E OUTRAS EDIÇÕES


Entre linhas

Título: Entre linhas


Resumo: 

Desde sempre, sempre desenhei.

O desenho é a matriz e a força motriz de meu traçado: ir e vir com o grafite no espaço do papel está tão calcado em meu sistema neurológico que a própria ação de desenhar se sobrepõe à força da representação.

O desenho é feito de linhas.

A linha mede e potencializa a sutileza do limite: divisória incerta.

Ponto de partida e ponto de chegada, ao mesmo tempo. O meio é o lugar.

A linha possui uma natureza dupla: percurso mental e traço material.

É carne e ossatura.

A linha empresta o contorno do mundo e caminha pela superfície das coisas.

A linha desenha os espaços entre as coisas do mundo,

sem ser totalmente alguma delas.

A quem pertence a linha do horizonte: ao céu, ao mar, à terra?

Toda minha produção é permeada por investigações derivadas do território do desenho: seja na gravura, na escultura, na fotografia, no livro-objeto, no vídeo, na palavra ou na instalação, existe uma “costura” que atravessa, conecta e articula estas várias linguagens.

Desde 1997 realizo instalações efêmeras, que compreendo como “atos de espacialização”. Utilizando centenas de metros de linha preta de algodão _ linha de costura _ que se estendem no espaço, de um plano ao outro, as linhas enfatizam um movimento constante e repetitivo de ir e vir, ininterruptamente, afirmando uma vocação transitiva; ou instalações com folhas e mais folhas de papel em branco que vão sendo empilhadas umas sobre as outras, construindo vazios e frestas por entre as camadas de folhas, evocando uma outra natureza de linha.

As ações de acúmulo e repetição são procedimentos construtivos recorrentes no conjunto dos meus trabalhos, mesmo quando realizados em diferentes suportes, materiais, linguagens e medias. A utilização de materiais efêmeros, tais como a linha de algodão ou folha de papel em branco, a partir do acúmulo e repetição, passam a emitir outros sinais e significados, tentando ultrapassar sua condição usual.

Como extrair e atribuir sentidos provenientes de ações muito simples e repetitivas como costurar, amarrar, empilhar, deslocar com materiais ordinários tais como linha de algodão ou folhas de papel em branco?

Onde o desenho acontece?

 

Edith Derdyk


Autora: Edith Derdyk tem realizado exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, França).

Prêmios. Bolsas. Residências: 2015.Edital PROAC_Incentivo à Literatura_Poesia; 2014. Edital PROAC_Livro de Artista_2013. Residência_Can Serrat_Espanha; 2012_Prêmio Funarte Artes Visuais; 2007_ Residência_The Banff Centre_Canadá; 2004_Prêmio Revelação Fotografia Porto Seguros;2002_Bolsa Vitae de Artes; 2002_Categoria Tridimensional _APCA; 1999_The Rockefeller Foundation_artista pesquisadora_Bellagio Center, Itália; 1993_Artista residente_MAC-USP/Vermont Studio Center_USA; 1990_ Bolsa Fiat_Artes Visuais.

Coleções Públicas: MAC-USP. Fundação Padre Anchieta. TV Cultura. São Paulo; Câmara Municipal de Piracicaba; Museu de Arte de Brasília/MAB; Museu de Arte Moderna de São Paulo/MAM; Secretaria Municipal da Cultura – Santos; Museu de Arte de Santa Catarina/MASC; Museu de Arte Moderna da Bahia; Casa das Onze Janelas – Belém/Pará; Pinacoteca Municipal – Centro Cultural São Paulo; Pinacoteca do Estado de São Paulo;Casa de Cultura Judaica_Biblioteca José Mindlin

Livros: Entre ser um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas(organizadora)_Senac; Disegno.Desenho.Desígnio(antologia)_Senac; Linhas de Horizonte_Ed.Escuta; Linha de Costura_C/Arte; Formas de pensar o desenho_Ed.Zouk e O desenho da figura humana_Ed.Scipione. entre outros. Também atua como educadora (Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural o_barco, Intermeios) e autora /ilustradora de vários livros infantis (Todo mundo tem, Rato, coleção Folia de Papel, O colecionador de palavras e outros) e letrista de algumas canções do Palavra Cantada (Pomar, Ora Bolas, Rato, O que é o que é, Trilhares e outras).

Aulas e palestras: Ministra aulas e palestras sobre desenho, livro de artista e processos poéticos em instituições, tais como Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural o_barco, Casa Contemporânea e outros. Atualmente coordena o projeto Bagagem: caminhada como prática poética, encontros imersivos envolvendo várias linguagens e medias: desenho, escrita, fotografia, livro de artista, performance e outros. Para saber melhor deste projeto: http://bagagem-caminhada.blogspot.com.br/

 

Para acessar o trabalho da artista:

http://cargocollective.com/edithderdyk

www.edithderdyk.com.br

http://issuu.com/otticaart/docs/ottica_art_magazine__out-nov

 


LEGENDAS

1. FRAGMENTO, Exposição coletiva Arquivo Vivo, 2013. Curadoria: Priscila Arantes. Fotografia: Fernanda Frazão.

2. FRAGMENTO, Exposição coletiva Arquivo Vivo, 2013. Curadoria: Priscila Arantes. Fotografia: Fernanda Frazão.

3. FRAGMENTO, Exposição coletiva Arquivo Vivo, 2013. Curadoria: Priscila Arantes. Detalhe, fotografia: Edith Derdyk.

4. FRAGMENTO, Exposição coletiva Arquivo Vivo, 2013. Curadoria: Priscila Arantes. Detalhe, fotografia: Edith Derdyk.

5. FRAGMENTO, Exposição coletiva Arquivo Vivo, 2013. Curadoria: Priscila Arantes. Detalhe, fotografia: Edith Derdyk.

6. NA GAVETA, Central Galeria de Arte, São Paulo, 2014. A mesa, 75x41x81, materiais diversos. Fotografia: Guilherme Tavares.

7. NA GAVETA, Central Galeria de Arte, São Paulo, 2014. Fotografia: Guilherme Tavares.

8. NA GAVETA, Central Galeria de Arte, São Paulo, 2014. Detalhe, fotografia: Edith Derdyk.

9. NA GAVETA, Central Galeria de Arte, São Paulo, 2014. Detalhe, fotografia: Edith Derdyk.

10. NA GAVETA, Central Galeria de Arte, São Paulo, 2014. Topográfico, fotografia: Edith Derdyk.

11. NA GAVETA, Central Galeria de Arte, São Paulo, 2014. Detalhe, fotografia: Edith Derdyk.

12. NA GAVETA, Central Galeria de Arte, São Paulo, 2014. Cifra, fotografia: Edith Derdyk.

13. NA GAVETA, Central Galeria de Arte, São Paulo, 2014. Matriz, fotografia: Edith Derdyk.

14. NA GAVETA, Central Galeria de Arte, São Paulo, 2014. Matriz, fotografia: Edith Derdyk.