Nimbus | ClimaCom


Nimbus

Título: Nimbus


Resumo: Nimbus é um ensaio que recombina extratos temporais de uma paisagem-afeto, gestada a partir de uma experiência de rememoração. A constelação imagética é um composto de diversas matizes que esculpem o apagamento, cuja latência da forma surge a meio caminho entre o visível e o nebuloso. Uma atmosfera do fantástico, adornada pelo acúmulo cinzento da poeira do tempo.

Construída com altas e baixas luzes, a fotografia de Nimbus entra em conectividade com o cosmo de um território demarcado pela opacidade de sombras silenciosas, densas e saturadas de precipitações e sentidos. A qualidade experimental do trabalho está em provocar repetição em deslocamento. O tempo é a elaboração do próprio experimento que joga com com a sobre-determinação dos grãos e da luz. Nimbus, enquanto procura pela divindade da matéria-memória nos faz ver e sentir a evanescência do mistério (Fabiana Bruno e Eder Chiodetto).

Do ensaio fotográfico Nimbus nasce o Fotolivro (publicado pela Fotô Editorial 2016 tiragem de 500 exemplares, assinados e numerados) com texto de Fabiana Bruno.

….

Nimbus, uma gestação de paisagens-afeto.

Uma insubordinação da leveza.

Gestada do ciclo alucinado do tempo,

de gotas quentes e frias, modela-se pelo

acúmulo cinzento da grisalha. Paisagens

adornadas pela poeira do tempo, alheias

à irreverência do nascer e morrer para

sobreviver ao eterno, Nimbus se adensa

em camadas matizadas e se aninha numa

atmosfera do fantástico….

(fragmento do texto publicado no Livro Nimbus)


Autor: Elaine Pessoa (1968)

Artista plástica, vive e trabalha em São Paulo, pós-graduada em Fotografia pela FAAP/SP e em Administração da Produção pela Fundação Vanzolini Poli/USP-SP. Dedica-se à gravura e à fotografia desde 2001. Sua produção mais recente é dirigida a pesquisa de um hibridismo entre linguagens visuais (gravura, pintura e fotografia) aplicado ao imaginário da paisagem. Nimbus, sobre a gestação de paisagens-afeto, é o seu segundo fotolivro. Tempo Arenoso, o seu primeiro livro, ganhou o Prêmio Miolo como melhor publicação de fotografia de 2015. Foi também finalista do Prêmio Melhor Livro de Fotografia do PhotoEspaña. Participa assiduamente de salões, festivais e bienais de gravura e fotografia, dentre as quais destacam-se as mais recentes: Zip’up Zipper Galeria, Arte Londrina 4, Photoespaña na Biblioteca Nacional de Madri, VI Edição do Diário Contemporâneo na Casa das Onze Janelas, 47o SAC – Salão de Arte contemporânea de Piracicaba, XV Bienal de Miniaturas Gráficas Luisa Palácios e a 5ª Mostra SP de Fotografia no Espaço Revista Cult. Entre outros prêmios, foi contemplada também com o Prêmio Aquisitivo no Salão de Artes Visuais de Vinhedo; Menção Especial (Prêmio Honorífico) 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino; Menção Honrosa XI Bienal de Miniaturas Gráficas Luisa Palácios.

E-mail: elaine@veredas-sp.com

Links: www.elainepessoa.com.br

www.fotoeditorial.com.br


FICHA TÉCNICA

Título: Nimbus

Livro: Nimbus

Vídeo referente ao livro produção Sheila Oliveira

Fotografia: Elaine Pessoa

Coordenação Editorial: Fabiana Bruno, Eder Chiodetto

Edição: Fabiana Bruno

Designer: Fabio Messias

Brasil

2016