Laboratórios de re-existências. Mesas de operações ao ar livre #1

Título: Laboratórios de re-existências. Mesas de operações ao ar livre


Fazer da palavra um laboratório de re-existências e da imagem uma mesa de operações ao ar livre. Fazer com que as superfícies vencidas de palavras e imagens se mostrem grávidas de outros mundos sensíveis que a lógica aceleracionista não é capaz de dar a perceber e sentir. Proposta à qual adicionamos um certo gosto pelas técnicas impuras, pelas manipulações improváveis, por uma rebeldia dos materiais, por um não saber muito bem de onde partir, nem onde chegar, com a certeza de que o problema da produção audiovisual na divulgação científica das mudanças climáticas é um problema de fazer com, de estar com, de pensar com os outros seres-coisas-do-mundo. Poderíamos dizer que se trata de uma série de experimentos sem garantias, que exigem muito preparo e disponibilidade para “fazer pegar de novo” – como se diz das plantas – a possibilidade de estar junto (Stengers, 2015); para, estando junto, ser digno de receber e cuidar do que nasce, quando os seres-coisas-do-mundo entram em arranjos nunca vistos (Haraway, 2016). Um chamado a que uma nova coleção de existências ganhe fôlego de vida.


Mesa de operações ao ar livre #1

Uma estação que não esquece a possibilidade (e a potencialidade) da catástrofe. Não as catástrofes que já aconteceram, nem as que já estão previstas, mas aquelas que precisam ser inventadas. Desde dentro de uma comunicação já dita desastrosa – sim, estamos nos referindo às avaliações dos problemas das comunicação das mudanças climáticas – como desejar o desastre? Como inventar um desastre de outra natureza? Nessa ação convidamos o público a experimentar desastrosos encontros entre literatura e jornalismo, inspirados nas notícias mutantes produzidas no Laboratório de Comunicação das Mudanças Climáticas.

Concepção: Susana Dias e Fernanda Pestana do Coletivo de pesquisa e criação multiTÃO (Labjor/Unicamp).

Participantes: Participantes do Edicc 2016 – Encontro de Divulgação Científica e Cultural

Fotografias: Tatiana Plens e Susana Dias

Local: Corredores do IEL-Unicamp, Campinas.

Data realização: 30/03/2016

Projetos: Mudanças climáticas em experimentos interativos: comunicação e cultura científica (CNPq No. 458257/2013-3); Sub-projeto “Sub-rede Divulgação científica” da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (convênio FINEP/ Rede CLIMA 01.13.0353-00).