ANO 03 - N06 - "Territórios" ISSN 2359-4705

CHAMADA | BUSCA E OUTRAS EDIÇÕES


Jardinalidades: jardinagem como prática artística e criação de territorialidades

Título: Jardinalidades: jardinagem como prática artística e criação de territorialidades


Resumo: Jardinalidades é um projeto que desenvolve a noção da jardinagem como prática artística, criação de territorialidades e potencial de intervenção nas dinâmicas urbanas.

A partir de um processo de agenciamento de propostas relacionais voltadas para o espaço público e para as áreas verdes da cidade, buscou-se ampliar o conceito de jardinagemAs articulações entre os trabalhos produzem reflexões sobre o ato da jardinagem como tática poética-estética-política, e o jardim como espaço relacional e laboratório experimental em arte. Do jardim provém a instauração de diversos espaços, de diferentes paisagens, através de microambientes que se transformam sob diversas condições espaço-temporais, com as apropriações, improvisações e práticas cotidianas do espaço vivido.

A investigação se iniciou em 2015 com o projeto “Jardinagem: territorialidade, temporalidade, ato político”, concebido pela artista e arquiteta Faetusa Tezelli. Realizado na cidade de Curitiba, PR, teve como suas principais ações intervenções urbanas, rodas de conversas, mapeamento de trabalhos, oficinas de permacultura e técnicas agloflorestais, realização de horta urbana junto a comunidades periféricas e trocas de sementes crioulas em espaços públicos.

Entre maio e agosto de 2016, numa parceria com a artista e geógrafa Gabriela Leirias, o projeto se desdobra  para o estado de São Paulo e propõe uma aproximação com a realidade deste território específico propiciando outras interações, trocas de saberes e produção de conhecimentos.

Ao longo do projeto ocorreram intervenções urbanas e proposições artísticas de Faetusa Tezelli e Gabriela Leirias, Grupo Contrafilé, Grupo Thislandyourland, Newton Goto, Teresa Siewerdt, oficina de permacultura na Vila Itororó com Peter Webb e oficina/espaço de fruição Jardinalidades, foi proposta uma Roda de Projetos no Espaço Fixos e Fluxos e um encontro na Casa do Povo conectando produções artísticas e ativistas locais.


Autor: Faetusa Tezelli e Gabriela Leirias

Site: http://jardinalidades.wix.com/jardinalidades

Facebook: https://www.facebook.com/jardinalidades/

 

 

IMAGEM 1: Divulgação do projeto Jardinalidades. Imagem do trabalho Jardinagem Baldia de Gabriela Leirias e Faetusa Tezeli.

IMAGEM 2: Ação Árvore Escola do Grupo Contrafilé na Biblioteca Mario de Andrade, convite a estudantes secundaristas, São Paulo, 2016. 

IMAGEM 3: Trabalho Projeções: 100 km2 de Caatinga, Grupo Thislandyourland. Ines Linke e Louise Ganz. 3a e 3b

IMAGEM 4: Jardim Biodiverso Multicultural de Newton Goto, bairro do Bom Retiro, São Paulo, 2016. 

IMAGEM 5: Jardim de Guarda de Teresa Siewerdt, bairro Barra Funda, São Paulo, 2016. 

IMAGEM 6: Oficina/Espaço de Fruição Jardinalidades no Instituto Goethe com Faetusa Tezelli e Gabriela Leirias.

IMAGEM 7: Encontro Jardinalidades na Casa do Povo com produções artísticas e ativistas locais. 7a, 7b e 7c.

IMAGEM 8: Oficina de Permacultura na Vila Itororó com Peter Webb, São Paulo, 2016. 8a, 8b e 8c.