ISSN 2359-4705

CHAMADA | OUTRAS EDIÇÕES | ENGLISH


Chamada para publicações

A revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte convida à submissão de artigos, resenhas e produções artísticas e culturais até o dia 15 de junho

A revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte convida à submissão de artigos, resenhas e produções artísticas e culturais para o seu terceiro número, a ser publicado no dia 15 de agosto de 2015. “Desaparecimento” é o tema desta edição da revista. Queremos pensá-lo por meio de artigos, resenhas, desenhos, fotografias, vídeos etc. Os artigos, resenhas e produções artísticas e culturais devem ser adequados às normas para publicação e enviados à Comissão Editorial até 15 de junho de 2015. O tema deste dossiê é “desaparecimento”.

chamada_desaparecimento (1)

Catástrofe, crise, desaparecimento, extinção, ameaça, medos, riscos, descrença, colapso, desastres. Com a intensificação da ocorrência de eventos extremos e alterações climáticas, vivemos a disseminação de enunciados niilistas marcados pelo fim e pela vontade de nada, trazendo novo fôlego para o velho catastrofismo. Proliferam distopias em torno de uma ausência de futuro à qual estaríamos condenados. A sensação de que “não há saída”, por vezes, coloca-nos diante da impotência do pensamento para avaliar situações que se tornaram impensáveis em relação ao modo com o qual estamos habituados a lidar com o tempo, o humano, a natureza, o corpo, o espaço, a cultura, a tecnologia, a política… A contemporaneidade lança-nos o desafio do enfrentamento da extinção de espécies animais e vegetais, da erosão do solo, da elevação do nível da água, das modificações extremas de ambientes e paisagens, do colapso dos recursos hídricos, mas também e, conjuntamente, do desaparecimento, erosão e colapso das existências singulares, humanas e não humanas, aí implicadas, problematizando os modos de pensar a preservação e a conservação, a gestão pública, e as reinvindicações por visibilidade e justiça que nos chegam de todas as partes. Diante de tantos desaparecimentos afirma-se a urgência ética, estética e política da criação de outros pensamentos, narrativas, conceitos, imagens, práticas, ações, fabulações, ficções-científicas, especulações… Como podemos fazer aparecer outros modos de existência nas situações de contingência? A partir de quais lógicas de funcionamento a comunicação, as ciências, as tecnologias, a filosofia e as artes têm feito aparecer os desaparecimentos em seus bancos de dados, coleções, museus, patrimônios, catálogos, acervos, inventários, pesquisas e escritas? Diante da obsessão contemporânea com a criação de arquivos e seus movimentos de coleta, identificação, codificação e documentação, como fazer durar o acontecimento? Como tornar possível a extração de forças de vida dos arquivos? Com a comunicação, as ciências, as tecnologias, a filosofia e as artes, buscamos, neste dossiê, o encontro com novos gestos para dar corpo e consistência a outros modos de dizer, escrever, ver e escutar o desaparecimento.

Os materiais podem ser enviados por meio eletrônico para climacom@unicamp.br, ou por correio, para o endereço a seguir:

 

Revista ClimaCom Cultura Científica

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor)

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Rua Seis de Agosto, 50 – Reitoria V, 3º piso

CEP:13.083-873 Campinas, SP, Brasil

 

 

Leave a Comment.