ISSN 2359-4705

CHAMADA | BUSCA E OUTRAS EDIÇÕES | ENGLISH


Desaparecimento é tema de evento no MIS-Campinas

Entre 07 e 16 de maio, “Aparições” traz exposição multimídia que explora outros possíveis para a comunicação. Encontro da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas acontece nos primeiros dias do evento.

Uma cidade de papel ocupada por diversas obras artísticas, artefatos de divulgação científica, oficinas e intervenções criadas por artistas, coletivos e pesquisadores. Cidade que emerge da catástrofe comunicacional que arrasta o jornal, fazendo-o perder sua integridade e desabar em variações inauditas. Com este desastre, a comunicação é tomada por forças de futuro que investem em arquitetar outras visibilidades e escutas para a violência do desaparecimento.

“Aparições” é o nome da exposição montada no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas) cujo intuito é experimentar outros modos de habitar o mundo e novos possíveis para a comunicação: o que podem as imagens, sons e palavras diante da ocorrência de eventos extremos, da violência do desaparecimento das águas, dos animais, das paisagens, dos povos, dos modos com os quais estamos habituados a pensar o tempo, o humano, o corpo, a política?

A exposição, que acontece entre os dias 07 e 16 de maio, resulta do trabalho do  grupo multiTÃO: prolifer-artes subvertendo ciências, educações e comunicações e da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA). Os dois são vinculados ao Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp).

Na ocasião, também será realizado o I Encontro da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, nos dias 7 e 8 de maio, que reúne pesquisadores de várias partes do Brasil para pensar, coletivamente, o que pode a comunicação com as mudanças climáticas diante da urgência que o tema reivindica. Urgência de se repensar, portanto, a própria comunicação e divulgação científica. Na quinta-feira, 7 de maio o encontro acontece  no MIS-Campinas e, na sexta-feira, 8 de maio, na Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA/Unicamp, em Limeira.

A programação segue abaixo. O evento é gratuito e, para quem tiver interesse em participar dos debates, a inscrição pode ser feita por e-mail, com o nome, contato e seção de interesse, para climacom@unicamp.br.

aparicoes_expo_resumos

programa_econtro_sub_rede_4-2

2 Comments.

  1. I all the time used to read post in news papers but now as I am a
    user of internet therefore from now I am using net for content, thanks to web.

  2. Terrific post but I was wanting to know if you could
    write a litte more on this topic? I’d be very thankful if
    you could elaborate a little bit further.

    Kudos!

Leave a Comment.