As crianças como afirmação da esperança no futuro: a necessidade de uma educação libertadora frente aos negacionismos | Patricia Kawaguchi


Patricia Kawaguchi[1]

 

Negacionismo. Essa palavra se tornou parte do nosso vocabulário durante a pandemia de Covid-19, quando vimos uma série de atitudes estarrecedoras por parte do governo. Começando pelo presidente minimizando a doença com afirmações que não tinham qualquer respaldo científico, passando pelo ativo boicote ao uso de máscaras, incentivo do uso de medicamentos que não apenas não tratavam a doença mas poderiam trazer complicações, esforços para atrasar a vacinação, escândalo de propina, trocas de ministros e existência de um gabinete paralelo com médicas/os negacionistas… Tudo isso culminou em mais de 600 mil mortes, em uma pandemia que, embora o número de mortes felizmente tenha se reduzido, ainda não acabou.

Junto com negacionismo, outra palavra passou a ser associada ao governo brasileiro: genocídio. O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, por crimes contra a humanidade, com o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Covid) como evidência. O atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, debochou dizendo que vai “passear em Haia” junto com o presidente. Algumas pessoas afirmam que chamar Bolsonaro de genocida seria banalizar a palavra, mas como definir um governo que ativamente contribuiu para a morte de milhares de pessoas, mais especificamente parcelas específicas da população: pobres e idosos? A investigação conduzida pela CPI escancarou os horrores que aconteceram durante os piores meses da pandemia, evidenciando que não se tratou de mera negligência ou falta de competência.

 

(Leia o ensaio completo em PDF).

 

Recebido em: 20/11/2021

Aceito em: 10/12/2021

 

[1] Mestra em Música, Unicamp. patricia@nocmoon.com

As crianças como afirmação da esperança no futuro: a necessidade de uma educação libertadora frente aos negacionismos

 

RESUMO: Este ensaio traz considerações sob um viés marxista sobre o negacionismo na condução da pandemia de Covid-19 por parte do governo brasileiro, seguidas por uma crítica à ideologia dominante que coloca o trabalho e a economia como mais importantes do que as vidas humanas que estavam sendo perdidas e arriscadas diariamente, usando para isso mitos como a figura do “mercado”. Apresenta reflexões sobre a invisibilidade das crianças na sociedade, por exemplo na política e durante a pandemia. É apresentado o exemplo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com a construção da identidade das crianças como sujeitos participantes do movimento: as Sem Terrinhas. Costurando os pontos apresentados, a educação libertadora de Paulo Freire é reafirmada como necessária para a criação de uma sociedade que se liberte das opressões e do ódio.

PALAVRAS-CHAVE: Educação libertadora. Pandemia de Covid-19. Ideologia.


Children as an affirmation of hope for the future: the need for a liberating education in the face of negationism

ABSTRACT: This essay brings considerations from a marxist point of view about the negationism in the conduct of the Covid-19 pandemic by the Brazilian government, followed by a critique of the dominant ideology that places work and economics as more important than the human lives that were being lost and risked daily, using myths such as the figure of the “free market” for this. It presents reflections on the invisibility of children in society, for example in politics and during the pandemic. The example of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) is presented with the construction of the children’s identity as participants in the movement: the Sem Terrinhas. Sewing together the points presented, Paulo Freire’s liberating education is reaffirmed as necessary for the creation of a society that frees itself from oppressions and hatred.

KEYWORDS: Liberating education. Covid-19 pandemic. Ideology.

 


KAWAGUCHI, Patricia. As crianças como afirmação da esperança no futuro: a necessidade de uma educação libertadora frente aos negacionismos. ClimaCom – Diante dos Negacionismos [Online], Campinas, ano 8, n. 21,  dezembro. 2021. Available from:https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/as-criancas-como-afirmacao/