Sopros da mata | Arvorecer de casa em casa

Título | Sopros da mata

Esta série de rodas de conversa surge dos estudos do grupo de pesquisa multiTÃO (CNPq-Labjor-Unicamp), no âmbito do projeto Arvorecer de casa em casa, em torno do que pode a comunicação em alianças com a atmosfera, os animais e as plantas.


Pensando com a atmosfera | Hellen Audrey e Valéria Scornaeinchi são as convidadas desta primeira conversa da série Sopros da mata – rodas de conversas organizadas pelo grupo multiTÃO do Labjor-Unicamp – Larissa Bellini, Karolyne de Souza e Susana Dias.

Pensando com os animais | Participam desta roda de conversa os convidados: Alda Romaguera (professora do grupo Ritmos de Pensamento – Uniso – Sorocaba) Leandro Belinaso (professor do grupo Tecendo – UFSC) Marcos Reigota (professor do grupo Estudos Perspectiva Ecologista de Educação da Uniso-Sorocaba) Mariana Vilela (artista e pesquisadora do grupo multiTÃO do Labjor-Unicamp e integrante do Arvorecer de casa em casa) Emanuely Miranda (jornalista e pesquisadora do grupo multiTÃO do Labjor-Unicamp) Rodrigo Reis Rodrigues (compositor e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Novas Metodologias em Artes da Unesp-SP) Tetê Espíndola (artista e musicista) Bené Fonteles (artista plástico, jornalista, editor, escritor, poeta e compositor) Glória Albuês (cineasta e ativista cultural) Flávia Catunda e Gabriel Catunda (filhos de Marta Catunda) David de Codes (professor da Universidade Estadual de Feira de Santana) Eder Proença (pesquisador do grupo Ritmos de Pensamento da Uniso-Sorocaba) Josefina de Fátima Tranquilin-Silva (pesquisadora do grupo Ritmos de Pensamento da Uniso-Sorocaba) Estas rodas de conversas são organizadas pelo grupo multiTÃO do Labjor-Unicamp, pelas pesquisadoras Larissa Bellini, Karolyne de Souza e Susana Dias. Neste episódio da série contamos com a participação de Alda Romaguera e Bené Fonteles na organização do evento.

Pensando com as plantas | Participam desta roda de conversa os convidados: Luã Apyká (tupi-guarani da aldeia Tabaçú, localizada na Terra Indígena Piaçaguera no litoral sul de São Paulo, professor e pesquisador, graduando em linguística pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp); e Mariana Vilela (artista multimídia e arte-educadora, graduada em Letras Português e Espanhol pela Faculdade São Bernardo em 2011, atriz com formação pelo Teatro Universitário da UFMG em 2003, mestranda do programa Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor-Unicamp e pesquisadora do grupo multiTÃO). Esta roda de conversa foi organizada pelo grupo multiTÃO do Labjor-Unicamp, pelas pesquisadoras Larissa Bellini, Karolyne de Souza, Rayane Barbosa e Susana Dias.

 


Este trabalho foi publicado no site e YouTube do projeto “Arvorecer de casa em casa”, que tem uma parceria com a Revista ClimaCom.

“Arvorecer de casa em casa”

O que é?

“ARVORECER de casa em casa” é um projeto permanente que possibilita a artistas e criadores atuantes nos mais diversos campos profissionais apresentarem seus saberes e invenções, oferecendo semanalmente conteúdos das artes, ciências, filosofias e técnicas às casas, lares e abrigos que habitamos.

Quem somos?

Essa iniciativa é realizada por coletivos e grupos de pesquisa que pretende criar uma atmosfera de afeto e alegria, de estudo e movimento, de liberdade e solidariedade fazendo nascer pelas vias digitais uma floresta de escritas, vídeos, fotografias, desenhos, bordados, músicas, germinando novos modos de habitar, cuidar de si, dos outros e com os outros.

Como surgiu a iniciativa?

Sabemos que a pandemia que nos assola e as circunstâncias impostas por ela causaram e continuam causando uma série de consequências e mudanças – algumas delas irreversíveis – nas vidas de muitos profissionais. Por isso, durante esta fase de distanciamento social e de seus efeitos duradouros, decidimos, num exercício de ativismo poético, movimentar o universo criativo dos espaços virtuais. Esse movimento dará a esses criadores a possibilidade de trabalharem, gerando renda e sustentando suas famílias.

O que oferecemos?

Os conteúdos do Arvorecer são artesanalmente produzidos por criadores e coletivos, buscando potencializar a diversidade de reflexões sobre o humano e gerar resiliência em tempos de emergência socioambiental e pandêmica. Torna-se urgente germinar o novo com a potência da interconexão entre saberes múltiplos, entre vida e arte.

Por que apoiar?

Para possibilitar a continuidade da produção de conteúdo e colaborar na construção de políticas de cuidado extensivas, transformando o estar em casa num espaço de bons combates. Desejamos que, por meio de redes e rizomas, as pessoas – mesmo em suas casas – possam ser raiz e nutrição desses saberes, ramificando-se, conectando-se com esses criadores e à múltiplas dimensões e possibilidades do conhecimento, da cultura e da arte. E, por que não, nos novos tempos que virão?!

Acesse o site para apoiar: https://www.padrim.com.br/arvorecer

Uma floresta que nos faz perceber que não estamos sozinhes e que, a cada material compartilhado, plantamos uma árvore de sensações – juntos, arvorecemos!

 

 

 

DIAS, Susana; BELLINI, Larissa; SOUZA, Karolyne. Sopros da mata. ClimaCom – Diante dos negacionismos [online],  Campinas,  ano 8, n. 21. dezembro 2021. Available from: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/sopros-da-mata/

 


SEÇÃO ARTE | DIANTE DE DOS NEGACIONISMOS | Ano 8, n. 21, 2021

ARQUIVO ARTE |TODAS EDIÇÕES ANTERIORES