ISSN 2359-4705

CHAMADA | BUSCA E OUTRAS EDIÇÕES | ENGLISH


Evento: “Desaparecer, para que o mundo possa aparecer”

Título: “Desaparecer, para que o mundo possa aparecer. Experimentos em pensamento-cinema ou algumas notas para uma poética da imanência


Nos dias 31 de março e 1 de abril a sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas recebe Sebastian Wiedemann, fundador do projeto Hambre| espacio cine experimental, para uma conversa sobre cinema, poesia, experimentação e Antropoceno.

“Desaparecer, para que o mundo possa aparecer. Experimentos em pensamento-cinema ou algumas notas para uma poética da imanência”: com esta proposta Wiedemann pensa, sob uma perspectiva não-representativa, o que pode a arte – em específico, o cinema – no Antropoceno. O que seria uma estética diferente para pensar as relações e apagamentos entre humano e natureza, hoje?

Intercalando ensaios audiovisuais com bate-papos com o público, o evento será realizado em duas partes. A primeira, “Do esquecimento de si ao ritornelo das forças do mundo”, será na terça-feira, dia 31 de março, a partir das 15 horas na Sala da Congregação da Faculdade de Educação. A segunda parte, “A pergunta pelos afetos do mundo. A imagem como crítica do antropocentrismo”, acontece no dia seguinte, quarta-feira, a partir das 10 horas no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

O evento abre a série de experimentos que vão problematizar o Desaparecimento, tema do terceiro dossiê da revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte, cuja chamada será lançada em abril.

 

Projetos: Mudanças climáticas em experimentos interativos: comunicação e cultura científica (CNPq No. 458257/2013-3); Sub-projeto “Sub-rede Divulgação científica” da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (convênio FINEP/ Rede CLIMA 01.13.0353-00).

 

 

sebastian_programa_final

 

 

Login